Fórum virtual sobre empreendedorismo é realizado na quarta-feira

Será realizado nesta quarta-feira, 19, o Fórum “Educação empreendedora frente às crises 2020”, no Campus do Pantanal (Cpan), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), por meio do curso Pioneirismo e Educação Empreendedora. O evento integra as ações do projeto que leva o mesmo nome, coordenado pela professora do curso de Administração do Cpan, Caroline Gonçalves, aprovado no edital de projetos e ações de enfrentamento da pandemia da Covid-19 da UFMS.

Por meio de um curso, destinado a professores da rede pública e privada, o projeto visa inspirar os formadores, a partir da história de empreendedores pioneiros do país, a propor um projeto de educação empreendedora nas escolas onde atuam, junto aos seus alunos e a comunidade onde está inserida.

O fórum tem como objetivo abrir espaço para que professores e educadores compartilhem suas metodologias, resultados e impactos decorrentes de suas realizações recentes. “Com a pandemia, imaginamos que esses projetos e a própria Educação Empreendedora em sala de aula devem estar passando por uma série de adaptações e desafios, então nosso objetivo é conhecer as soluções criativas encontradas pelos professores durante o período de crise”, explica professora Caroline.

Também participa do fórum o coordenador do curso de Administração do Cpan, Fernando Thiago, e os docentes Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia e Administração, e o coordenador do curso de Economia Alexandre Saes, ambos da Universidade de São Paulo.

O evento será realizado de forma on-line, às 15h (horário de Brasília), via plataforma Zoom, com transmissão ao vivo pelo YouTube, onde será disponibilizado o link de inscrições e os participantes poderão fazer perguntas por meio do chat. Os inscritos receberão certificado de participação.

PROGRAMAÇÃO

15h às 15h30 – Painel de Abertura

Expositores:

Jacques Marcovitch: As crises de 2020, desafios e perspectivas futuras.

Mara Sampaio: O Educador e sua atitude empreendedora frente às adversidades

Caroline Gonçalves: A experiência das Universidades e o apressar do virtual

Fernando Thiago: Tecnologias e as novas competências do administrador

Alexandre Macchione Saes: Empreendedores na história do Brasil: como celebrar 2022?

 

15h30 às 16h10 – Boas Práticas de Educação Empreendedora

 Expositores: Professores e educadores convidados

 Considerações finais: Silvério Crestana

 

 16h10 às 16h25 – PERGUNTAS E COMENTÁRIOS

 

16h30 – Encerramento: Jacques Marcovitch

Texto: Daniel Catuver com informações de Elissandra Ramalho (estagiária da Agecom no CPAN)