Fórum Nacional aborda inovação pela Educação no Brasil

Teve início na manhã de hoje, 3, o 4º Fórum Nacional de Controle: Inovação pela Educação no Brasil, realizado virtualmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O evento segue até amanhã, é aberto à participação e está sendo transmitido ao vivo pelo canal do TCU no Youtube.

O Fórum reúne dirigentes e representantes dos três Poderes da República e de diversos órgãos públicos e instituições representativas da sociedade civil, empresariado, academia, entre outras. O reitor da UFMS Marcelo Turine acompanhou a abertura do evento e irá participar nesta sexta-feira, 4, a partir das 16h (horário de Brasília) do Painel 7: “Integração entre universidades e empresas na busca de um caminho para competitividade”.

Participaram da solenidade de abertura: o Presidente da Confederação Nacional de Municípios, Glademir Aroldi; o Presidente do Conselho Nacional de Controle Interno, Leonardo de Araújo Ferraz; o Ministro substituto do Tribunal de Contas da União e Presidente da Associação Nacional de Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas, Marcos Bemquerer; o Ministro do Tribunal de Contas da União e coordenador do evento, Augusto Nardes; a Vice-presidente do Tribunal de Contas da União ministra Ana Arraes; o Ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário; o Ministro de estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes; o Ministro de estado da Educação, Milton Ribeiro; o Ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto; o Procurador-geral da República Augusto Aras; o Vice-presidente da República, Hamilton Mourão; o Presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro José Mucio Monteiro e o Presidente da República, Jair Bolsonaro.

O coordenador do evento, Ministro Augusto Nardes disse que o tema escolhido é essencial para o desenvolvimento do país. “Tenho a convicção absoluta de que a governança representa um dos pré-requisitos para colocarmos nosso país na rota do crescimento econômico. Considero como base do desenvolvimento a inovação, é necessário que ela tenha uma adequada educação e a existência de um clima de confiança. A governança é que dá a possibilidade para os investimentos acontecerem. A boa governança é capaz de criar todo esse lastro adequado para a construção destas diretrizes que a nação precisa estabelecer. Tenho a certeza que teremos dois dias de debate intenso e tecnicamente muito rico”.

O Presidente Jair Bolsonaro desejou um ótimo evento a todos. “Endosso as palavras dos que me antecederam, porque com fóruns como esse, decidimos de fato o futuro do nosso Brasil”.

Na abertura, o Ministro Augusto Nardes falou também um pouco sobre cada painel que compõe o Fórum. Sobre a “Integração entre universidades e empresas na busca de um caminho para competitividade”, comentou que o intuito é “estabelecer um novo patamar de discussão para que nossas universidades sirvam de apoio e de estrutura para transformar o empreendedorismo brasileiro, gerar emprego e distribuir renda”.

A solenidade de abertura e o painel realizado nesta manhã podem ser assistidos no canal do TCU no Youtube. Mais informações podem ser obtidas neste link, no site do TCU.

 

 

Texto: Ariane Comineti