Foto: IPHAN MS

Forte Coimbra pode se tornar Patrimônio Mundial pela Unesco

Nos dias 22 e 23 de maio de 2018 o auditório da Unidade III do Câmpus do Pantanal (CPAN) sedia oficinas para o desenvolvimento da candidatura do Forte Coimbra a Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A realização é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Mato Grosso do Sul e a candidatura do Forte será apresentada no Conjunto de Fortificações do Brasil.

O Forte Coimbra é uma construção localizada às margens do Rio Paraguai, na fronteira com o Paraguai e a Bolívia, no distrito de Coimbra, município de Corumbá/MS. A edificação é tombada pelo Iphan desde 1974 nos livros do tombo Histórico e Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. A ocupação de seu sítio data do último quarto do século XVIII quando da fixação de limites entre Portugal e Espanha por meio dos tratados de Madrid (1750) e de Santo Ildefonso (1777).

O núcleo original do Forte, o Presídio de Nova Coimbra, foi construído de paliçada em 1775, sofreu um incêndio, e, em 1979 foi reconstruído com uma muralha de pedra. Sucessivamente atacado por guaicurus no final do século XVIII, por espanhóis em 1801 e por paraguaios em 1864, o Forte foi retomado em 1868. Após a Guerra da Tríplice Aliança, última batalha da qual participou o Forte de Coimbra, ele foi reconstruído a partir das ruínas da muralha que restaram, compondo a atual configuração edificada.

O conjunto de edificações do Forte Coimbra reúne a capela, a casa de pólvora, um alojamento, pátios internos e a muralha com os baluartes. No local, há alguns canhões da Marinha. Atualmente o Forte é administrado pelo Exército Brasileiro, mantido pela 3ª Companhia de Fronteira, unidade militar da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira/Comando Militar do Oeste. Além de eventos militares, o local é aberto à visitação turística.

Reunião técnica – No dia 22 de maio as oficinas serão das 8h às 11h e das 14h às 16h e no dia 23 a partir das 9h. O local será o Auditório da Unidade III do Campus do Pantanal na Rua Domingos Sahib, 99 – Porto Geral.

 

Com informações e foto do Iphan MS