Formandos e familiares festejam segunda noite de colações na Cidade Universitária

Estudantes das Faculdades de Computação (Facom), de Educação (Faed), de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) e da Escola de Administração e Negócios colaram grau no Ginásio Moreninho nesta quinta-feira, 15. A segunda noite de cerimônias na Cidade Universitária reuniu 233 formandos e a solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS.

O reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo parabenizaram os novos profissionais formados pela UFMS

O reitor Marcelo Turine orientou que os formandos sigam o caminho da responsabilidade e do respeito. “Apliquem o conhecimento que vocês aprenderam na Universidade na vida de vocês. Sejam gratos, quem é grato, é muito mais feliz. Eu espero que vocês consigam a felicidade que almejam. São os mais novos profissionais da UFMS, do Mato Grosso do Sul e do Brasil! Vocês merecem muito brilho, sucesso a todos!”, celebrou. 

A vice-reitora Camila Ítavo ressaltou que os formandos são os grandes protagonistas da noite. Ela aproveitou o discurso para dar conselhos aos novos profissionais. “Não tenham medo. Quando a gente se forma, muitos pensam ‘Será que já sei tudo?’. Mas, eu repito: não tenham medo. A segunda coisa: honrem a universidade federal, honrem os seus familiares e amigos, honrem a trajetória de vida de cada um de vocês, assim vocês irão brilhar. A partir de hoje, vocês serão para sempre UFMS”, afirmou.

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, enfatizou que a colação de grau é o momento mais esperado não só para os estudantes, mas também para os servidores. “A colação de grau é o motivo da existência da UFMS. Nós trabalhamos para consolidar a Universidade como uma protagonista na educação, pesquisa, ciência e no desenvolvimento de novas tecnologias, no âmbito nacional e internacional”.

As paraninfas da turma de Administração, Rosamaria Padgett, e de Engenharia da Computação, Liana Duenha, foram escolhidas para falar em nome dos demais professores homenageados da noite. “Eu espero que sejam os melhores profissionais possíveis, que busquem a excelência em todos os trabalhos. Valorizem as pessoas, ninguém chega em lugar nenhum sozinho. Continuem estudando, bons profissionais nunca param de estudar. Não tenham medo de inovar e de arriscar, pois grandes vitórias começam sempre com uma decisão arriscada. E, principalmente, atuem sempre com muita ética”, orientou a professora Rosamaria.

A professora Liana destacou a alegria de formar os novos profissionais. “É uma satisfação, é como se a gente estivesse entregando um filho que a gente tentou formar bem. Certamente, erramos em alguns pontos, mas tenham certeza que a intenção e o esforço dos professores da Universidade é enorme, para fazer um bom trabalho”.

Para a diretora da Faed, Milene Bartolomei Silva, a cerimônia é a prova de que os estudantes superaram os obstáculos ao longo da graduação. “Vocês são vencedores, por isso parabéns! A formatura representa um ponto de partida, pois vocês são convidados a exercer a profissão que escolheram. Que vocês possam exercê-la com empenho e dedicação, como um serviço à sociedade na construção de um mundo melhor”, pediu.

Durante a cerimônia, os estudantes destaque da Facom foram homenageados. A indicação considerou o Coeficiente de Rendimento dos cursos e os estudantes selecionados foram Carlos Eduardo Jara Arakaki, Breno José Vergílio, Raphael Almeida Mecenas, Raphaela de Brites Cabrera e Fernanda Tiemi de Souza Taso.

O reitor ainda chamou os servidores técnicos-administrativos Itamar Lopes dos Santo e Drieli Rosa ao palco durante a cerimônia. Eles foram homenageados por contribuírem com a acessibilidade, inclusive durante as transmissões das solenidades. “Eles são tradutores intérpretes em Libras, eles nunca ficam no palco, mas estão sempre na transmissão, para o processo de inclusão social”.

Priscila é formanda do curso de Educação Física

Fim de um ciclo

A noite de colação de grau é um momento de emoção para muitos dos formandos, que se despedem da Universidade e se preparam para o mercado de trabalho. Priscila da Silva Oliveira é formanda de Educação Física e comemorou a conclusão do curso. “O Moreninho é o lugar que a gente mais esteve durante o curso e, agora para fechar, estamos aqui novamente, isso é muito significativo. É uma felicidade pura e genuína, estou muito animada”, celebrou.

Para Maria Eduarda Martins Medeiros, a solenidade representa a realização de um sonho. “Foram quatro anos enfrentando desafios, longe de casa, além de termos enfrentado a pandemia, que foi um período difícil para todo mundo. Estou muito feliz!”.

Júlio César da Costa Almeida, do curso de Ciências Contábeis, foi escolhido como o orador representante das turmas. “Gostaria de agradecer a todo o corpo docente e colaboradores que trabalharam para que tudo fosse possível. Somente o conhecimento move as rodas da história”, disse.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Crislaine Oliveira, JC Costa e Mylena Rocha