A cerimônia de colação de grau reuniu 54 formandos do Câmpus de Naviraí na noite dessa segunda-feira, (13). A solenidade marcou a formação dos estudantes dos cursos de Administração, Ciências Sociais e Pedagogia. Com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS, é a primeira vez que a cobertura é feita em todos os câmpus.
A vice-reitora Camila Ítavo presidiu a sessão solene e encorajou os formandos. “Honrem a trajetória de vocês, lembrem-se de exemplos de professores e professoras, não tenham medo do futuro. Sozinhos não chegamos a lugar nenhum, somos parceiros na luta pela educação, muito obrigada aos colegas que sempre, brilhantemente, tem ajudado a nossa universidade”.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, parabenizou os estudantes e pediu para que nunca parem de sonhar. “O sonho é o primeiro passo para a conquista, e hoje vocês realizam este sonho.”
O diretor do Câmpus de Naviraí, Marco Antônio Costa da Silva, ressaltou que a colação de grau é um momento de superação na vida de todos. “Foram anos de muita dificuldade, mas principalmente de muita superação a gente teve que provar que a ciência é o aspecto mais importante daquilo que a gente faz”.
A professora Maria das Graças Fernandes de Amorim, paraninfa da turma de Pedagogia, discursou em nome de todos os paraninfos homenageados. “Hoje eu quero cumprimentar as três turmas de Administração, Ciências Sociais e Pedagogia. E o que eu desejo é que vocês realmente coloquem em prática toda a formação que tiveram na UFMS”.
A bacharel em Administração, Ana Lúcia da Silva, foi a oradora representante das turmas. Ela lembrou que a formatura é um processo importante de finalização de um capítulo na vida de todos. “Repleto de memórias que nos marcaram umas felizes outras nem tanto, contudo todas essenciais para formar quem somos hoje. ”
As cerimônias de colação de grau nos câmpus serão realizadas até a próxima-quinta. Hoje (14), a comemoração será no Câmpus de Nova Andradina, e no dia 16 será a vez dos formandos do Câmpus de Ponta Porã colarem grau.
texto: Bruno Nascimento
fotos: reprodução da TV UFMS
