Formandos dividem com familiares emoção de colar grau

Uma noite de casa cheia. Arquibancadas, cadeiras e espaços de convivência estavam repletos de sorrisos, faixas, balões, cornetas e muito animação. Podemos descrever assim o cenário do terceiro dia da inédita Colação de Grau Unificada.

Quando as cortinas se abriram, no começo da celebração, a emoção e o barulho tomaram conta do Complexo Esportivo montado exclusivamente para apresentar à sociedade os mais novos profissionais da UFMS. No palco, os 182 formandos da noite oriundos das Faculdades de Direito (Fadir), Educação (Faed), Computação (Facom) e do Instituto Integrado de Saúde (Inisa).

A celebração foi organizada para os acadêmicos, porém, o que se pôde ver foram famílias inteiras e amigos comemorando cada nome chamado pelo Cerimonial para receber o canudo das mãos de autoridades ou até mesmo de algum ente querido, indicado previamente para estar presente neste momento especial. As famílias foram lembradas em todos os discursos da noite.

Transformação

Foi uma noite de sintonia nas falas e nas demonstrações de carinho. A palavra “transformação” apareceu em três importantes momentos durante a Colação de Grau Unificada. Em seu discurso, o pró-reitor de graduação, Ruy Caetano, disse que “o compromisso da UFMS é com a transformação da sociedade, é garantir condições de igualdade a todos, é desenvolver e socializar o conhecimento, promovendo a formação e o aperfeiçoamento do ser humano”.

A oradora da noite, Eduarda Duarte Cacho do curso, formanda de Pedagogia, destacou em seu discurso uma das frases do educador mundialmente reconhecido, Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

E por fim, a vice-reitora, Camila Ítavo reforçou o pensamento ao abordar a função social das universidades federais. Ela destacou que um dos principais papéis das instituições, é formar pessoas com base na pesquisa, ensino e extensão, para que elas “transformem o mundo”.

A família presente na celebração

O momento foi de compartilhar as alegrias com a família. Durante a solenidade, os formandos tiveram a oportunidade de convidar parentes ou amigos que possuíam algum vínculo com a Universidade, para fazerem a entrega do canudo.

Yasmin Costa de Moares, que se formou em Direito, convidou a tia e madrinha, Sandra Mara Cabreira de Moraes, técnica em radiologia do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap). “É uma emoção muito grande vê-la se formando aqui. Ela mesma me convidou para fazer a entrega. Eles se esforçam bastante, sofrem bastante com os estudos, então valeu a pena”, relatou Sandra.

O graduado em Educação do Campo, José de Jesus Neri convidou Ernesto Francisco dos Santos, ex-professor e subprefeito do distrito de Anhanduí, para a solenidade de colação. “Hoje, foi muito emocionante, pude voltar a ser professor. Entregar um diploma com esse mérito, junto com os reitores, com os professores de uma universidade federal, é sem dúvida um privilégio de poucos”, disse Ernesto Francisco.

José de Jesus Neri já dava aulas de matemática em uma escola localizada no distrito de Anhanduí. Como mora em Campo Grande, ele andava mais de 50km que separam as cidades, cerca de três vezes por semana. Segundo Ernesto, “ele é um professor amigo, um desbravador, um guerreiro do campo. Ele ia e voltava, enfrentava as estradas para poder concluir a faculdade. A educação do campo é diferente. Eu também fui professor do campo e isso traz muita felicidade em um momento tão importante desse na vida de uma pessoa que transmite conhecimento, um sacerdócio do ensinar. Agora com essa nova envergadura, que é esse diploma, ele vai poder dar aulas em mais disciplinas”.

Agora pedagoga, Débora Maves ressalta que viveu um momento inexplicável na colação. Comentou que viu os anos trilhados na Universidade, concretizados como um sonho. “Eu ficava me perguntando se aquilo estava acontecendo realmente, se era real ou se era um sonho. Tudo foi perfeito. O cerimonial foi atencioso, a estrutura linda. O sentimento é de gratidão”.

Mesa de Autoridades e Paraninfos

O reitor Marcelo Turine, a vice-reitora Camila Ítavo, os pró-reitores de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, de Assuntos Estudantis, Ana Rita Barbieri, de Pesquisa e Pós-Graduação, Nalvo Franco, de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros, de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão e de Gestão de Pessoas, Carmem Borges.

Foram paraninfos das turmas de formandos os professores: do curso de Ciências da Computação, Henrique Mogelli; da Engenharia de Computação, Liana Dessandre; da Engenharia de software, Irineu Sotoma; Sistemas da Informação, Jucele França; Redes de Computadores, Gregório Takashi; Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Francisco José; Direito, Andréa Flores; Educação do Campo, José Roberto; Educação Física, Fernando Cesar; Pedagogia, Sheila Denize Guimarães; Enfermagem, Marcos Antonio Ferreira.

Na noite de sexta-feira, os alunos que colarão grau são das: Faculdades de Medicina Veterinária e Zootecnia, de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição,  de Odontologia, dos Institutos de Biociências, de Química, de Física e do Integrado de Saúde (Fisioterapia)

Texto: José Câmara e Gabriele Tavares (estagiários de Jornalismo)

Confira a íntegra da cerimônia no vídeo: