Na tarde desta segunda-feira, 15, 59 formandos da UFMS do Pantanal (CPan) participaram de cerimônia de colação de grau dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis e Letras – Português e Espanhol, junto a familiares, amigos, professores e técnicos-administrativos. A solenidade foi realizada no auditório Salomão Baruki, com transmissão ao vivo no canal da TV UFMS.
O vice-reitor Albert Schiaveto reforçou o momento de celebração e agradeceu a dedicação de todos os professores e técnicos-administrativos na formação dos estudantes. “Este é um momento de festa! O nosso sucesso é o sucesso de vocês, quando vocês tem sucesso, nós ficamos felizes. […] Nós convidamos cada um de vocês a nos ajudarem a transformarem a sociedade em que nós vivemos. Paulo Freire diz ‘a educação não transforma o mundo, ela muda as pessoas, e as pessoas transformam o mundo’. Vocês não são mais os mesmos, e quem transforma ao mundo são vocês, as pessoas. São vocês, os mais novos profissionais formados pela nossa UFMS. Parabéns, sejam muitos felizes, brilhem muito. Esperamos que vocês possam nos fazer voar quando vocês fizerem sucesso onde quer que estiverem”, falou.
A diretora do CPan, Andreliza de Souza, agradeceu aos familiares e amigos pelo suporte aos estudantes ao longo dos anos de graduação. “Estamos aqui pela vitória de todos que estão neste palco. São dois momentos muito alegres para nós: a semana de acolhimento dos calouros e a colação de grau. Momentos corridos e cansativos, mas que dão significado a nossa ação. […] O que eu tenho a desejar a vocês: sejam cada vez maiores e cresçam! Vocês vão levar o nome da UFMS para sempre no currículo de vocês. Mas que vocês possam ter dentro de vocês a centelha do conhecimento. Que vocês possam levar esse desejo do aprender, do acrescer e de serem cada vez maiores. E que vocês possam também voltar para a UFMS, que esse conhecimento que vocês construíram e que vocês já possuem possam ser ampliadas”.
O paraninfo da turma de Ciências Biológicas, professor Fabiano Pinto de Abreu, falou sobre o futuro de cada formando. “Hoje o que celebramos não cabe apenas em um diploma, cabe no cansaço acumulado, nas perguntas que ficaram sem resposta, nos caminhos refeitos, nas escolhas silenciosas que ninguém viu, cabe dizer que também é um dos sonhos que se tornam realidade, dentre vários sonhos que nós temos. Cada um de vocês chegou até aqui de um jeito único, carregando dúvidas, medos, convicções provisórias e uma vontade persistente de continuar. A Universidade não os entregou verdades prontas e absolutas, entregou ferramentas. […] Daqui pra frente o mundo não pedirá apenas competência, pedirá sensibilidade, pedirá responsabilidade sobre o que se faz, sobre o que se cale e sobre o que se escolhe defender. O conhecimento que vocês carregam tem peso e direção, que ele nunca seja usado para diminuir, excluir ou silenciar, mas para ampliar possibilidades”, disse.
Na solenidade da tarde, foi a vez de Juliana Bispo dos Santos, do curso de Administração, falar em nome dos formados. “São tantos anos aqui dentro, tantas histórias vividas, tanta correria que ao chegarmos nesse final é um verdadeiro turbilhão de sensações, de alívio, de nostalgia, de superação de momentos difíceis e, acima de tudo, muita alegria. No entanto, chegar até aqui é um processo longo. A Universidade nos proporciona um crescimento que vai além do intelectual, lembro quando cruzamos aquele portão pela primeira vez, éramos pequenos, pequenos no círculo de amizade, pequenos no vasto conhecimento, pequenos na coragem para enfrentar o novo, […] mas aos poucos tudo foi se transformando, os desafios ainda que difíceis, se tornaram mais fáceis de encarar”, compartilhou.
Ao final da cerimônia, os formandos com maior Coeficiente de Rendimento Acadêmico de cada curso receberam menções honrosas, concedidas pelo Conselho Universitário.
Texto: Bianka Macário
Fotos: Reprodução/TV UFMS







