Formação integrada para comissões de verificação é voltada a professores e técnicos

Estão abertas as inscrições para a Formação integrada para a atuação em comissões de verificação e garantia dos direitos às vagas reservadas em cursos e concursos da UFMS. A ação é voltada a professores e técnicos-administrativos efetivos da Universidade. Os servidores interessados devem se inscrever até 16 de setembro nesta página, com acesso pelo Passaporte UFMS. 

O curso será totalmente gratuito e on-line. A realização está prevista para 16 a 18 de setembro e serão 30 horas de atividades. “A importância em oferecer esta formação aos servidores está em garantir a efetividade da política de cotas, a legalidade dos processos seletivos e a proteção dos direitos dos candidatos que se autodeclaram pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência ou egressos de escola pública”, aponta a diretora de Desenvolvimento Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Karina Nascimento.

Ainda conforme a diretora, serão abordados na formação temas centrais relacionados às políticas de cotas e à atuação em comissões de verificação, como: a construção social e histórica de raça; as políticas de igualdade racial no Brasil e para as populações indígenas; a análise da heteroidentificação e a definição do pertencimento étnico; os aspectos jurídicos das bancas de heteroidentificação; o fluxo de apuração de possíveis fraudes em cotas e os procedimentos para confirmação de autodeclaração em cursos e concursos da UFMS. 

“Também serão tratados critérios socioeconômicos, de candidatos indígenas, quilombolas e de escola pública, além de uma atividade prática com simulação de bancas de heteroidentificação. A metodologia combina aulas teóricas e atividades práticas, permitindo que os servidores desenvolvam tanto o conhecimento conceitual quanto a experiência aplicada para atuar em bancas de verificação”, informa. 

A formação será ministrada por docentes e técnicos da UFMS e por convidados de instituições como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems). Entre os ministrantes estão os professores Ricardo Benedicto, da Unilab, e Cíntia Diallo, da Uems; Eugênia Portela, Celma Fialho e Paulo Baltazar da UFMS; o procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à UFMS, Felipe Rondon; a corregedora da Universidade, Anne Caroline Silveira; a técnica-administrativa em Educação, Ingrid Souza; o assistente em administração, Lucas Dias; e a psicóloga organizacional, Daniela Medrado. 

Após o curso, os servidores estarão aptos a atuar em comissões de heteroidentificação e equipes de confirmação de autodeclaração nos processos seletivos da UFMS, como o ingresso para a graduação, concursos públicos, processos seletivos simplificados e demais seleções; e também para atuação em processos externos, quando houver participação institucional. Além de receberem certificado, os participantes passarão a integrar um banco de servidores capacitados para a posterior composição de comissões. “A formação está alinhada à Instrução Normativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos Nº 23/2023, que estabelece a necessidade de capacitação específica para os membros de comissões de heteroidentificação, assegurando que a UFMS mantenha seus processos seletivos justos, transparentes e em conformidade com a legislação vigente”, finalizou a diretora.

Texto: Ariane Comineti