Fim das grades reforça aproximação da reitoria com acadêmicos

O trabalho de retirada e realocação das grades da reitoria foi concluída no dia 09 de janeiro. A ação concretiza o caminho da atual reitoria na construção de uma gestão compartilhada, com maior participação de todos, processo que já se iniciou desde a assunção do cargo.

Essa maior participação foi amplamente defendida pelo reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, e pela Vice-reitora, Camila Ítavo, desde o período em que participaram da consulta pública para reitoria da universidade.  Para ambos, o diálogo e a integração universitária são pontos cruciais para o avanço da instituição.

De acordo com o reitor Turine, a retirada das grades é uma reivindicação dos acadêmicos. “Estamos fazendo uma gestão pautada pelo diálogo e a retirada das grades simboliza o reconhecimento ao direito de voz da nossa comunidade acadêmica. Este é mais um gesto de muitos que já foram realizados, e de tantos outros que virão em prol da democratização e modernização de nossa universidade. Fizemos isso com a resiliência que prometíamos”, disse Turine.

Entre as ações que respaldam a abertura do diálogo destacam-se: a reunião de trabalho com a liga das atléticas para planejar junto com os alunos a área de desporto da universidade; a reunião com os alunos e professores de pedagogia para tratar de reivindicações; a conversa com os sindicatos e a intenção de firmar parcerias com essas entidades;  a rodada de reuniões pelos campi do interior; a criação de um novo espaço para oportunizar o empreendedorismo entre os nossos jovens, entre outras ações.

Tudo isso, explica o reitor da UFMS, foi realizado para ampliar integração da comunidade universitária. Estamos trabalhando para a reorganização da estrutura administrativa da UFMS. Uma universidade com foco no ensino, pesquisa e extensão para atender nossos jovens universitários. Todas essas ações sintetizam o esforço da atual gestão em consolidar na universidade uma cultura de diálogo institucional permanente. A retirada das grades é mais uma etapa nesse cenário de mudanças”.

A vice-reitora, professora Camila, comentou que a retirada das grades é apenas mais uma ação que está sendo realizada para alcançar o sonho o de uma universidade mais integrada e moderna, comprometida com a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão.

“Acreditamos em uma administração que caminha junto com os alunos, técnicos e docentes, que trabalha e que também sonha. E o nosso sonho é fazer da UFMS um lugar melhor para estudar, trabalhar, pesquisar e conviver. Nós queremos e estamos transformando a universidade em um lugar mais eficiente, transparente, humano e acolhedor e esse sonho, agora, está de portas abertas para receber a comunidade universitária e a sociedade”, concluiu Camila.