Festival Mais Esporte será realizado de 22 a 27 de maio com programação em todos os câmpus

Entre os dias 22 e 27 de maio, será realizada a 5ª edição do Festival Mais Esporte, com programação em todos os câmpus da Universidade. Estão previstos jogos, torneios, atividades físicas que visam melhoria da saúde e do bem-estar da população, além de palestras, oficinas para capacitação, dentre outras programações de lazer e sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas e abertas às comunidades interna e externa.

A maioria das ações educativas é presencial, utilizando os espaços esportivos e outras estruturas tanto da Cidade Universitária, quanto dos câmpus. A cerimônia e conferência de abertura será realizada no dia 22, das 13h30 às 14h30.

“Teremos palestra sobre Mobilidade Urbana Sustentável por meio da bike; palestra sobre e-sports; palestra sobre Programa de Ingresso de Atletas de Alto Rendimento ao Ensino Superior (PIARES) – a política pública que pode mudar o esporte brasileiro por meio da educação; 3º Simpósio de Atividade Física e Saúde da Região Centro-Oeste, com ênfase nas ações de promoção da saúde na atenção primária à saúde; diversas ações de sensibilização sobre o beach tennis; fortalecimento das atléticas da UFMS; diversas atividades direcionadas ao lazer e saúde dos servidores da UFMS; formação para professores de educação física escolar, Mais Esporte na Educação, com certificado de 20 horas aos participantes; e ampliação da adesão nas ações esportivas pelos câmpus da UFMS”, destaca a secretária de Projetos e Eventos Esportivos, Edineia Ribeiro.

De acordo com a secretária, a gestão de esporte da Instituição tem avançado em suas ações para que exista pluralidade, isonomia, respeito, valorização e pertencimento dos servidores, atletas e não atletas, além de manter os jovens no ensino superior. “A literatura traz evidências de que o esporte é capaz de atuar na formação humana, promovendo saúde, sociabilização, recreação e lazer, valores morais e éticos”.

Ao longo da semana, algumas atividades serão direcionadas para públicos específicos, como crianças da Rede Municipal de Ensino, crianças do Programa MS Desporto Escolar e idosos que participam do programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa.

A programação completa do evento está disponível aqui.

Texto: Agatha Espírito Santo