Festival Mais Cultura promove atividades culturais e artísticas até 30 de setembro

Teve início nesta segunda-feira o Festival Mais Cultura. Realizado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) o evento traz aproximadamente 200 atividades entre apresentações artísticas e culturais, oficinas e palestras à comunidade universitária, gratuitamente. A programação conta com atividades on-line e presenciais, na Cidade Universitária e nos câmpus.

“Nossa ideia é trazer um Festival que impacte na rotina da comunidade acadêmica com obras de muita qualidade. Há oito anos temos feito isso de forma ininterrupta”, disse o pró-reitor da Proece Marcelo Fernandes durante a abertura realizada nessa segunda-feira, na sala de atos da Reitoria.

Na ocasião, Fernandes agradeceu pela parceria da Secretaria Estadual de Cidadania e Cultura, da Fundação de Cultura e da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) na realização do Festival, bem como a outras ações, e também aos pró-reitores, diretores de unidades que auxiliaram na organização e divulgação das atrações junto aos servidores e estudantes.

O reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo estiveram presentes na cerimônia. “O Festival é uma ação que já está no nosso calendário anual de eventos. Fico muito feliz em ver a profissionalização cada vez mais presente na realização. É uma satisfação para a UFMS poder, cada vez mais, abrir suas portas para toda a sociedade e mostrar nossos talentos. Desejo uma boa semana a todos! Sucesso!”, falou o reitor.

“Temos atividades em muitas unidades e também nos câmpus. A Universidade tem um papel importante na construção da identidade, no fomento de projetos de ensino, pesquisa, extensão e nessa grande conexão. Trabalhamos com a formação integral e essa semana é especial, pois coloca em evidência as manifestações artísticas e culturais. É uma grande alegria pra nós vermos uma programação tão rica. Parabéns a toda a Proece e a Agência de Comunicação Social e Científica pela cobertura”, falou a vice-reitora.

A cerimônia contou com a apresentação do duo de violão Arthur e Elias Manhães, alunos do projeto Escola de Música, na Sala de Atos da Reitoria. Participaram o coordenador da Área de Cultura e Arte da Pró-reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários da Universidade Católica Dom Bosco, professor Roberto Figueiredo; representando a Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul e a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Delasnieve Daspet e Rubenio Marcelo; o chefe de Arte, Esporte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação professor Mario Cesar; o gestor do Centro Municipal de Música da Prefeitura Municipal de Campo Grande Antônio Marcos Ramires; a diretora da Fapec Nilde Brun; o cônsul da República Tcheca em MS Evandro Trachta; o superintendente do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) Cláudio César da Silva; e o secretário Estadual de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, além de pró-reitores, diretores de unidades, servidores e professores.

Programação

No portal maiscultura.ufms.br é possível ter acesso à toda a programação. Para os minicursos e apresentações é necessário fazer a inscrição e reservar o ingresso antecipadamente, basta, para isso clicar nos links específicos. Estão sendo realizados minicursos presenciais e em formato on-line nas áreas de música, dança, artes plásticas, audiovisual e arquitetura. Todos serão certificados. Teatro, música clássica, rock e dança estarão em evidência durante o período da noite, no Teatro Glauce Rocha. Confira a programação aqui. Quem quiser, além de reservar o ingresso antecipadamente, pode fazer uma boa ação e doar também livros, brinquedos e alimentos não perecíveis. Espalhadas por toda a Cidade Universitária e pelos câmpus também haverá apresentações de música clássica, coro, dança, feiras, exposições, entre outras. Mais detalhes sobre a programação podem ser conferidos aqui.

Solidariedade

Durante a abertura, foi feita entrega simbólica à diretora do Câmpus de Aquidauana Ana Graziele Lourenço Toledo de uma tonelada e meia de alimentos arrecadados durante o projeto Movimento Concerto em parceria com a Prefeitura para o Encontro de Música Clássica. Os alimentos serão doados para as aldeias indígenas localizadas na região de Aquidauana. “Viemos muito felizes, eu e professor Paulo Baltazar, um dos nossos mais ativos colaboradores que nos ajuda a fazer a intermediação junto à comunidade indígena. Agradecemos ao professor Marcelo e aos nossos gestores professor Turine e Camila. Todos nós recebemos muito apoio de vocês em tudo que realizamos. Hoje, mais de 30% dos estudantes do câmpus são indígenas, tanto na graduação, como na pós-graduação e estar cada vez mais próximos deles é muito importante”, disse a diretora.

O professor Paulo fez um agradecimento especial ao reitor pela doação dos alimentos e por lembrar da população indígena de Aquidauana. “Agradeço a todos os envolvidos nesse trabalho. Minha gratidão à reitoria, à direção do câmpus e aos professores que ajudaram na arrecadação dos alimentos”.

Texto e fotos: Vanessa Amin