Com cerca de 400 pacientes cadastrados, a Farmácia Escola ampliou seu atendimento. Além da dispensação dos medicamentos prescritos aos pacientes com Esclerose Múltipla, tratados no ambulatório do Hospital Universitário, a unidade agora também atende aos que tratam Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
Comemorando dois anos de funcionamento, a Farmácia Escola oferece ainda aos que são portadores de Esclerose Múltipla o cuidado farmacêutico, com acompanhamento do paciente, identificando problemas relacionados a outras questões de saúde, uso de outros medicamentos, e com orientações.
“Olhamos como esse paciente usa os demais medicamentos e quais os fatores de risco na forma como são utilizados, porque muitos, além da Esclerose, são hipertensos, tem diabetes, etc, mas não tomam medicamentos da maneira adequada, ou muitas vezes fazem até automedicação”, explica a coordenadora da Farmácia Escola, professora Maria Tereza Ferreira Duenhas Monreal.
Esse atendimento, que congrega ainda exame de glicemia capilar, aferição de pressão e avaliação corporal (bioimpedância), é feito por uma mestranda responsável pelo cuidado farmacêutico, e também tem a participação de alunos dos cursos de Farmácia e Medicina.
A dispensação da medicação na Farmácia Escola é feita por três farmacêuticas, e tem o suporte de um técnico em Farmácia. Os pacientes agendam a data de retirada da medicação, sempre realizada às segundas-feiras à tarde, terças-feiras pela manhã e quintas-feiras o dia inteiro.
A Farmácia Escola também complementa o aprendizado dos acadêmicos, que ali cursam aulas práticas na disciplina de Semiologia Farmacêutica ou de estágio supervisionado.
Na comemoração de dois anos de atendimento, estiveram presentes farmacêuticos, professores da UFMS, representantes da Saúde do Estado e alguns pacientes, como a advogada Priscila Mendonça Corrêa, 44 anos. “Eu venho aqui há dois anos e amo o atendimento dessa equipe que é sempre muito educada e profissional”, afirma.
