Faculdade de Educação e Pró-Reitoria de Graduação estudam proposta de institucionalização do Curso de Licenciatura em Educação do Campo

A proposta de tornar regular e permanente o curso de Licenciatura em Educação do Campo foi iniciada pelo colegiado do curso e está sendo tratada, desde dezembro de 2017, nas devidas esferas acadêmicas, do ponto de vista técnico e de financiamento, na Faculdade de Educação (Faed) e na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), sendo este o procedimento interno realizado comumente na UFMS.

A Licenciatura em Educação do Campo é um programa do MEC que inicialmente previa financiamento público das despesas realizadas com transporte, hospedagem e alimentação de alunos e professores. Porém, desde o final de 2016, o custeio público do MEC, necessário para o atendimento da proposta pedagógica do curso, deixou de existir.

Desde novembro de 2016, a Administração Central da UFMS tem feito esforços técnicos e financeiros para a continuidade das atividades dos alunos matriculados. Para tanto foi adequado alojamento em Campo Grande para receber os alunos, que também têm a sua disposição, para alimentação, o Restaurante Universitário, custeados com recursos próprios da UFMS.

A UFMS sempre esteve aberta ao diálogo, buscando atender os alunos do curso de Educação do campo. Entretanto, na última sexta-feira, dia 20, um protesto que, dentre outros objetivos externos à UFMS, visava abertura de nova turma do Curso de Educação do Campo, em julho/2018, fechou os portões da Universidade e impediu a passagem de servidores, alunos e visitantes das pró-reitorias, faculdades e cursos. Tal fato causou prejuízo à comunidade universitária. As fotos e os vídeos da manifestação foram solicitados pela Procuradoria Jurídica da UFMS para envio ao Ministério Público Federal, à Polícia Federal e à Controladoria Geral da União para que tenham ciência dos fatos.