“É uma experiência maravilhosa. Escolhi ser professora, estar na Fadir e ser UFMS. Ocupar um cargo de direção é transitório, mas é importante na faculdade, pois funciona como uma espécie de porta-voz dos estudantes, professores e técnicos. Fico feliz em poder comemorar essa data com todos. A Faculdade foi um sonho acalentado por um grupo pequeno na época, mas que se organizou e conseguir realizar esse sonho. A Fadir se estruturou dentro da UFMS e se aproximou da sua finalidade do ensino. Mas na pesquisa também crescemos e hoje temos o único mestrado em Direito do Estado além de mantermos um doutorado interinstitucional com a Universidade de São Paulo. Claro, tivemos muitas dificuldades, mas elas servirão como aprendizado”, comentou a diretora Ynes da Silva Félix, durante a cerimônia de comemoração dos dez anos da Faculdade de Direito (Fadir), realizada na noite de 30 de outubro, no auditório do Complexo Multiuso.
A solenidade contou com a presença do reitor Marcelo Turine. “É muito bom comemorar, parabenizo toda a direção da Faculdade e também aos professores e estudantes. A Faculdade é uma das 25 unidades da nossa Instituição e tem ajudado muito a cumprirmos a nossa missão maior que é a formação de recursos humanos qualificados para o estado e para o país”, destacou Turine. “Aproveito para agradecer a direção e corpo de servidores pela governança e diálogo institucional que permitem que a graduação e a pós-graduação sejam destaque e tenham força no cenário jurídico sul-mato-grossense”, falou.
Professores, técnicos, estudantes e autoridades também prestigiaram o evento. “O curso de Direito é consolidado no Estado, contando com uma grande maioria de professores doutores. Temos um mestrado próprio e temos planos para oferecer no futuro um programa de doutorado próprio. Por isso temos uma imensa possibilidade de crescer e ampliar a nossa infraestrutura, já que em breve ganharemos um novo prédio“, disse o professor César Augusto da Silva.
“Hoje só temos a comemorar, o curso de Direito cresceu e amadureceu. Somos hoje uma Faculdade que possui mestrado, doutorado interinstitucional e estamos estabelecendo convênios com diversas instituições de outros estados. Além do corpo de servidores, temos excelentes alunos que trazem resultados nos exames de avaliação do Ministério da Educação. Estamos no caminho certo!”, concluiu a coordenadora do curso de graduação Andréa Flores.
Como forma de reconhecer a contribuição de personalidades e entidades fundamentais para seu crescimento e consolidação, a Fadir concedeu a homenagem “Professor Nelson Trad”. Foram agraciados o reitor Marcelo Turine, os ex-reitores Célia Maria da Silva Oliveira e Manoel Catarino Paes Peró, o desembargador aposentado Luiz Carlos Santini, o professor aposentado Luiz Carlos de Mesquita, o Centro Acadêmico “Jorge Eustácio da S. Frias”, e homenagem póstuma aos professores Dercir Pedro de Oliveira, Carlos Martins de Almeida Prado e Nelson Trad e à técnica Andréia Gusman.
Texto: Vanessa Amin/Rafael Cogo
Fotos: Leandro Benites



























