Exposição Itinerâncias chega hoje à UFMS de Paranaíba

Em sua penúltima parada, a exposição Itinerâncias chega à UFMS de Paranaíba (CPar) nesta quinta-feira, 27. A abertura da mostra será a partir das 16h30, no hall da biblioteca do câmpus, com entrada gratuita e aberta ao público, e fica disponível para visitação até o dia 5 de dezembro.

Entre os artistas com obras expostas estão Adilson Schieffer, Anelise Godoy, Auri Borsatto, Brum Becker, Conceição Freitas, Darwin Longo de Oliveira, Humberto Espíndola, Ilton Silva, Jonir Figueiredo, Lelo Oliveira, Elis Regina e Vânia Pereira.

Segundo a diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Rozana Valentim, a chegada da mostra ao CPar amplia o diálogo entre arte e território. “Toda possibilidade de ler a realidade e conhecer um pouco mais do lugar que se vive, no caso Mato Grosso do Sul, pode despertar novos conexões e um novo jeito de olhar e perceber o que está ao redor. As obras originais são uma maneira de vejam detalhes, a técnica e o contato próximo com a obra”, afirma. Rozana destaca ainda que a equipe tem percebido como a circulação da Itinerâncias provoca reflexões importantes sobre acesso e formação cultural. “Nesse percurso com a exposição Itinerâncias aprendemos a valorizar ainda mais a arte sul-mato-grossense. Aprendemos como melhor organizar e mediar uma exposição para um público que por vezes, tem seu primeiro contato com uma obra. Aprendemos que é preciso ampliar esse tipo de ação e que as parcerias entre as secretarias locais contribuem para que a exposição chegue em um público maior”, destaca.

Para a diretora do CPar, Andreia Ribeiro, receber a Itinerâncias tem significado especial para a comunidade universitária e para a cidade. “[A mostra] traz grande satisfação e orgulho para o Câmpus da UFMS de Paranaíba, pois demonstra que a UFMS, por meio do CPar, também é um agente de transformação cultural e um polo de difusão artística no interior do Estado. […] Em uma cidade que nem sempre dispõe de acesso frequente a exposições de grande porte, sediar a Itinerâncias democratiza o acesso à arte e oferece uma experiência cultural enriquecedora a todos”, pontua. “Estendemos convites a diversas instituições, escolas e órgãos públicos para promover visitas em grupo. Queremos que a Universidade seja, de fato, um ponto de encontro cultural para todos”, completa.

Andreia ressalta ainda que a edição em Paranaíba tem programação especial, reunindo iniciativas locais. “Esta iniciativa celebra a arte sul-mato-grossense, integra artistas regionais e fortalece o vínculo Universidade-Comunidade ao democratizar o acesso cultural”, celebra. A mostra será montada no hall da biblioteca e contará com abertura solene, incluindo apresentação musical do projeto A Arte Ressignificando a Vida, da Secretaria Municipal de Cultura. Também farão parte da programação os artesanatos produzidos pelos participantes do polo da Universidade Aberta à Pessoa Idosa, desenvolvidos no projeto de extensão de inclusão digital em parceria com o Instituto Irmã Emiliana.

A exposição faz parte das celebrações dos 46 anos de Federal e reúne o acervo da Universidade de artes plásticas de autores sul-mato-grossenses, entre pinturas e esculturas originais. Como já ocorre desde a inauguração no Teatro Glauce Rocha, a mostra tem percorrido todos os câmpus e a última parada será na UFMS de Ponta Porã.

Texto: Thalia Zortéa