Toda a comunidade de Coxim e região pode visitar, de forma gratuita, a exposição Itinerâncias a partir da segunda-feira, 8. A abertura da mostra será realizada às 19h, no auditório da UFMS de Coxim (CPCX), juntamente com a exposição de telas de Henrique de Melo Spengler, que faz parte do acervo do memorial em homenagem ao artista plástico, vinculado ao CPCX.
De acordo com a diretora de Cultura, Arte e Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Rozana Valentim, é fundamental que o públic0 sul-mato-grossense conheça os artistas com longo percurso na produção cultural do Estado. “Estar em todos os câmpus com a exposição Itinerâncias é permitir o acesso à produção artística local. Conhecer os artistas e suas temáticas. Deslocar do centro e percorrer todos os municípios em que a UFMS se faz presente”, enfatiza.
Para a diretora do CPCX, Silvana Zanchett, a mostra é uma oportunidade de aprendizado, reflexão e também de celebração da identidade regional. “Acolher e expor as obras originais de artistas locais reforça nosso compromisso com a valorização da cultura, da arte e da história de Mato Grosso do Sul. Esse acervo representa o quanto a UFMS valoriza o patrimônio público e artístico da nossa Universidade e dos artistas locais do Estado. Tê-los aqui aproxima ainda mais a comunidade acadêmica e a sociedade da riqueza cultural do nosso Estado”, pontua. “Que essa seja uma oportunidade de encontro, inspiração e pertencimento. Esperamos todos com muita alegria”, convida.
A exposição faz parte das celebrações dos 46 anos de Federal e reúne o acervo da Universidade de artes plásticas de autores sul-mato-grossenses, entre pinturas e esculturas originais. Como já vem ocorrendo desde sua inauguração, a mostra tem percorrido todos os câmpus da UFMS, com visitação sempre gratuita e aberta à toda a comunidade. Entre os artistas com obras expostas estão Adilson Schieffer, Brum Bucker, Darwin Longo de Oliveira, Humberto Espíndola, Ilton Silva, Jonir Figueiredo, Lelo Oliveira, Richard Perassi e Conceição Freitas.
Texto: Thalia Zortéa
