Eventos científicos, técnicos e de extensão recebem apoio financeiro

Coordenadores de eventos acadêmicos, técnico-científicos e extensionistas podem submeter propostas para a obtenção de apoio financeiro. A UFMS e a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) disponibilizaram o montante de R$ 200 mil para o incentivo. As inscrições estão abertas e seguem em fluxo contínuo até o dia 31 de outubro.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, destaca que o processo seletivo visa estimular a realização de eventos na Universidade. “O edital ajuda o coordenador naquilo que ele mais precisa: seja um bolsista que possa ajudar na organização, auxílio para os recursos digitais caso o evento seja híbrido, permite o pagamento de palestrantes externos, por exemplo. É um edital com muitas potencialidades para fomentar os eventos científicos, técnicos e de extensão organizados e coordenados por servidores da UFMS”, enfatiza.

“O papel da Fapec neste projeto junto à Proece é de apoiar financeiramente, por meio de um Acordo de Cooperação, eventos, pesquisas e ações extencionistas. Sabemos do valor desta iniciativa e reforçarmos nossa parceria”, afirma a diretora-presidente da Fapec, Nilde Brun.

Podem submeter propostas os coordenadores de eventos aprovados nos editais EXT-2021, EXT-2022 e em avaliação no EXT-2023. Os eventos podem ser semanas de curso, jornadas acadêmicas, feiras, congressos, seminários, simpósios, fóruns e eventos extensionistas de curta duração que  envolvem apresentação ou desenvolvimento de conhecimento ou produto educativo, cultural e social. Os eventos poderão ocorrer com a participação de outras instituições, de forma articulada.

Para serem selecionadas, as propostas de eventos acadêmicos devem proporcionar o diálogo entre a UFMS e a sociedade, como uma forma de disseminar a produção acadêmica da Universidade. Já os eventos técnico-científicos devem ter como produto anais científicos ou livros. As propostas de eventos extensionistas deverão envolver parcerias com órgãos públicos municipais, estaduais ou federais, organizações ou movimentos sociais.

Os coordenadores interessados devem submeter as propostas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos. Os proponentes devem fazer o login com o Passaporte UFMS, selecionar o edital PROFE-2023 e preencher o formulário. As ideias serão avaliadas de acordo com a análise de enquadramento, a partir do mérito e relevância técnico científica para a UFMS e para o Mato Grosso do Sul e conforme a avaliação financeira. Confira o edital:

SEI_UFMS_-_4062372_-_Edital_1482023

Texto: Mylena Rocha