As inscrições para o evento Mato Grosso do Sul Day com o tema “Deep Learning for Earth Observation Applications” estão abertas até 27 de novembro (quarta-feira), são gratuitas e abertas ao público em geral. Serão oito palestras oferecidas, entre hoje (26/11) e 27 de novembro, por professores e pesquisadores do Brasil inteiro, além de eventos sociais e coffee break.
O credenciamento ocorre no Complexo Multiuso, das 12h30 às 13h, desta terça-feira, seguido da Cerimônia de Abertura. As palestras serão realizadas das 13h30 às 18h, também desta terça-feira (26) e das 7h30 até as 12h, de quarta-feira (27). Para conferir a programação completa e se inscrever, os interessados deverão acessar este link.
O professor da FAENG e coordenador do evento, José Marcato Junior, explica que a temática é importante para o contexto do estado, que tem rico bioma natural e presença da agricultura. “O evento trata da observação da terra, isso envolve monitoramento ambiental, monitoramento de florestas e agricultura de precisão. Mato Grosso do Sul é forte nesse sentido”.
O evento está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Ambientais da UFMS, que trata da área da Engenharia Sanitária. “O evento contribui na pesquisa em nível de graduação e pós-graduação. Pesquisadores de renome, vindos de diferentes universidades do Brasil, agregam muito valor ao aprendizado dos alunos. O evento é aberto ao público em geral, e contribui para passar um pouco do conhecimento da Universidade para a sociedade”, explica o professor.
Marcato ressalta a necessidade em promover a pesquisa na área, que é importante para a preservação do meio ambiente, e para a economia local. “É possível verificar a situação de desmatamento, ou identificar pragas ou doenças pela agricultura de precisão, por exemplo”. Ele destaca que o uso de imagens para identificação de elementos do campo é um dos desafios no sensoriamento remoto. “Hoje em dia, temos uma quantidade muito grande de imagens sensoriais, o grande desafio é encontrar informações que sejam úteis a partir dessas ferramentas”.
O Mato Grosso do Sul Day recebe o apoio da UFMS e da Sociedade de Geociências e Sensoriamento Remoto (IEEE GRSS) e busca promover pesquisas na área de Sensoriamento Remoto e Fotogrametria e fortalecer a pós-graduação no estado. A pesquisa nesse campo possibilita mapear e monitorar recursos por imagens orbitais, ou de imagens coletadas com Veículos Aéreos Não Tripulados, conhecidos popularmente como drones.
Confira abaixo a Programação do evento:
Texto: Guilherme Correia (estagiário de Jornalismo)


