Na próxima semana, nos dias 26 e 27 de junho, será realizada a 19ª edição do Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática (Sesemat). Pesquisadores, professores da Educação Básica, profissionais da área e estudantes de graduação e pós-graduação podem se inscrever até o primeiro dia do evento, nesta página.
Com o objetivo de repensar os currículos em todos os níveis de ensino, o seminário propõe um olhar ampliado sobre a Educação Matemática, a partir das cosmopercepções, isto é, perspectivas que integram a diversidade cultural, epistemológica e social na construção do conhecimento. A programação é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, do Instituto de Matemática (Inma).
Segundo a coordenadora do evento e professora do Inma, Suely Scherer, neste ano, o evento retorna ao formato presencial com o tema As veias abertas da Educação Matemática: cosmopercepções curriculares. “O seminário tem como objetivo compartilhar pesquisas no campo da Educação Matemática, fortalecer vínculos entre pesquisadores e a comunidade escolar, e promover reflexões sobre currículos em Mato Grosso do Sul, Brasil e América Latina”, explica. “O tema será abordado em diversas atividades, como mesas temáticas, comunicações científicas e oficinas, sempre com o princípio do diálogo”, complementa. Além dessas atividades, a programação inclui palestras e apresentações de pôsteres.
A professora também destaca que o seminário oferece espaço para discussão de pesquisas sobre os currículos de Matemática, além de ampliar a contribuição da UFMS para a formação acadêmica na área de Educação. “A participação de pesquisadores do Brasil e do Chile fortalece a troca de conhecimento e a criação de redes de pesquisa colaborativas”, ressalta.
A mesa temática de abertura do evento, intitulada Fluxo e Contrafluxos curriculares da/na educação (matemática) no Brasil e no MS, irá abordar as reformas curriculares no Brasil nos últimos 30 anos, com participação da professora da Faculdade de Educação Maria Aparecida dos Santos e do professor Elenilton Godoy, da Universidade Federal do Paraná. A atividade incentiva o debate com foco na Base Nacional Comum Curricular e sua relação com os Parâmetros Curriculares Nacionais, além de analisar a reforma do ensino médio, com a Lei 13.415, de 2017.
O seminário tem apoio da seção de Mato Grosso do Sul da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul. Mais informações estão disponíveis na página oficial do evento.
Texto: Lúcia Santos