A UFMS é uma das organizadoras do 3º Encontro de Gestores de Contratações das Instituições Federais de Ensino Superior do Centro-Oeste, que será realizado até quinta-feira, 21. Sediado na Cidade Universitária, o evento reúne representantes de instituições da região para discutir e trocar experiências sobre licitações e contratos com intuito de aprimorar a gestão pública. Também participam da organização o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
A reitora Camila Ítavo prestigiou a abertura do evento, realizada no Teatro Glauce Rocha, e agradeceu ao trabalho feito pelos profissionais presentes. “É um desafio hercúleo poder pensar nas compras, contratações, em como chegar o material, fazer toda uma logística. […] Mas a nossa grande força reside nas pessoas, temos um grande lócus de trabalho de excelência e precisamos cada vez mais trocar boas práticas enquanto rede, por isso a importância de eventos como esse que permitem o compartilhamento de práticas”.
“É uma honra participar desse terceiro encontro. Agradeço a vocês que vieram prestigiar a programação do evento. Além disso, quero pedir a todos que, além de acompanhar, difundam o que aprenderam com essa programação tão especial para as suas equipes e colegas de unidades setoriais da UFMS e de todas as instituições envolvidas”, ressaltou o pró-reitor de Administração e Infraestrutura (Proadi), Hércules Sandim.
O diretor de Contratações e Materiais da Proadi e coordenador geral do evento, Márcio de Aquino,
falou sobre a construção coletiva do evento. “Agradeço a todos que embarcaram e toparam esse desafio. […] Gostaria de agradecer em especial à equipe organizadora, há toda uma logística por trás de um evento como esse, […] todos foram essenciais para que ele acontecesse de forma magnífica. Agradeço nossos parceiros, apoiadores e patrocinadores. Aproveitem cada momento desse evento, cada palestra, toda a programação foi construída de forma bem consultiva, ouvindo demandas”.
O diretor do Departamento de Normas e Sistemas de Logísticas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Everton dos Santos, destacou a importância da inovação na área de contratação pública. “No Ministério, buscamos incentivar a percepção de transformação do Estado centrada nas organizações públicas, na gestão de pessoas e na transformação digital. […] Eventos como esses são importantes para entender como fazer diferente, melhor, tendo mais resultados”.
“Pelo calibre dos nossos palestrantes e da programação, a gente percebe que houve muito cuidado, planejamento por parte da organização. Tenho certeza que [participar do evento] vai trazer mais conhecimento e dar mais segurança para os nossos servidores. Quem está aqui é essencial para as atividades dos seus órgãos. Tudo o que a gente faz, de uma maneira ou de outra, reflete para o bem comum”, frisou o pró-reitor de Administração do IFMS, Diego de Medeiros.
“A nossa função é estratégica. Cada contratação que realizamos tem impacto direto na vida das pessoas. Seja comprando o papel de caneta para as tarefas diárias, no dia a dia do nosso setor. Seja também contratando uma obra de um prédio de salas de aulas e laboratórios acadêmicos. Só que para fazer isso perfeito, nós precisamos estar preparados. E aí que entra a capacitação, […] é um investimento no nosso próprio trabalho, nosso tempo e principalmente na qualidade do serviço público”, destacou o pró-reitor de Administração em exercício da UFGD, Bernardo Rosa.
O diretor de compras da Universidade de Brasília, Ricardo de Oliveira, avaliou que a iniciativa é uma oportunidade de divulgar a excelência do trabalho de gestão feito nas universidades federais. “A gente tem muito a demonstrar e muito a contribuir com a Administração Pública Federal na temática de compras e licitações. Somos o maior laboratório. Nós temos fazenda, nós temos hospitais, nós temos diversos laboratórios, então a gente tem o now-how e consegue contribuir, é isso que esperam de nós”.
A diretora de compras da Universidade Federal de Goiás, Verlany Marinho, incentivou a participação ativa e a troca de experiências no evento. “Que alegria participar e ver acontecer um terceiro encontro. Já é um encontro tão disputado, a gente pode pensar até em um encontro nacional. […] Eu desejo uma ótima troca de experiência a todos vocês, colegas. Participem de tudo, vamos trocar experiência, vamos resgatar o melhor que a gente conseguir de todos os nossos colegas e dos palestrantes também”.
Texto e fotos: Alíria Aristides
