Evento internacional de arborização urbana será realizado com apoio da UFMS e Governo do Estado

A UFMS e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semagro, assinaram na terça-feira, 8, acordo de cooperação para a realização do 24º Congresso Brasileiro e do 3º Congresso Ibero-Americano de Arborização Urbana. Também serão realizados o 11º Campeonato Brasileiro e o 2º Campeonato Latino Americano de Escalada em Árvores. Os eventos estavam programados para ocorrer este mês, mas, em razão da pandemia, foram adiados para 13 a 17 de setembro de 2021.

A Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais da UFMS (Aginova) atuou, por meio da Divisão de Articulação Institucional (Diari), para proporcionar a construção do instrumento de parceria que foi estabelecido em conjunto com a Semagro, Instituto de Meio Ambiente de Mato   Grosso   do   Sul (Imasul), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).

Em razão da amplitude do evento, Saulo Gomes Moreira, diretor da Aginova, destaca que será uma oportunidade para a troca de experiências e futuras parcerias com instituições estrangeiras, alinhadas ao Plano Institucional de Internacionalização. “Esse ambiente que é criado e permite uma primeira conexão entre estudantes e pesquisadores da UFMS e internacionais, possibilita que, futuramente, a Universidade possa estabelecer acordos de cooperação com instituições estrangeiras, que vão desde a possibilidade de haver intercâmbio de equipes científicas com finalidades específicas até elaboração de acordos para dupla diplomação e dupla titulação”.

“Essa ação integrada com a UFMS segue a lógica do Governo do Estado para promoção do desenvolvimento. Esses dois congressos e os dois campeonatos vão atrair pessoas de diversas partes do Brasil e de outros países, daí o envolvimento da Fundtur para a promoção do turismo em Campo Grande e demais atrativos do Estado. Envolvemos o Imasul, pois nossos Parques serão palco de diversas atividades e também a Agraer, em razão do conhecimento envolvendo agricultura familiar”, ressalta o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

A escolha de Campo Grande e da UFMS como sede do evento foi unânime durante a Assembleia Geral da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, realizada em João Pessoa (PB) em novembro de 2019. “A UFMS demonstrou sua intenção de realizar o congresso com uma campanha que começou no ano anterior e, finalmente, foi exitosa.  O congresso é o maior evento de arborização urbana do país. Por onde ele passa, conecta redes de conhecimento entre a pesquisa acadêmica e a prática na gestão da arborização das cidades”, comenta Eliane Guaraldo, professora da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) e coordenadora do evento.

De acordo com a professora, é a primeira vez que Mato Grosso do Sul sedia um evento deste porte na área, que terá a presença de nomes reconhecidos internacionalmente na pesquisa e na prática da arborização urbana. “A UFMS é detentora de grande reconhecimento nacional e internacional, está ranqueada como Universidade de qualidade pela excelência do tripé ensino-pesquisa-extensão e por isso tem todas as condições de sediar um evento como esse, que envolverá os alunos, os docentes pesquisadores e servidores”, finaliza.

Entre as atividades previstas para o evento estão palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentação de trabalhos científicos, premiações, apresentações culturais, entre outras.

Texto: Daniel Catuver e Lucas Caxito (estagiário da Agecom)

(Com informações da Semagro)

Fotos: ASCOM Semagro