Evento gratuito celebra o Dia Mundial da Metrologia na Cidade Universitária

No dia 22 de maio, às 8h, a Universidade promove um evento gratuito e aberto ao público, em conjunto com a Agência Estadual de Metrologia (AEM-MS), para celebrar o Dia Mundial da Metrologia.  Haverá a participação de entidades públicas e privadas com palestras e um painel sobre o tema, além disso, será assinado o Protocolo de Intenções para criação da Rede Metrológica do Centro-Oeste.

O diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação, Saulo Gomes Moreira, explica que é um momento importante para o início de uma parceria entre a UFMS e a AEM-MS. “Esta aproximação é importante, pois a metrologia é uma área que deve ter bastante atenção por beneficiar tanto os fornecedores, fabricantes, quanto o consumidor final de produtos e processos. Avançar os estudos tanto no meio técnico, por meio da AEM-MS, quanto no meio científico por parte da Universidade é essencial para que possamos entregar cada vez mais resultados melhores”.

“Planejamos este evento comemorativo para salientar o papel fundamental da Agência Estadual de Metrologia no desenvolvimento do Estado, e a importância da colaboração entre instituições públicas e privadas no campo da metrologia e da qualidade”, salientou o presidente da AEM-MS, Marcos Derzi.

A metrologia é um conjunto de conhecimentos científico e tecnológico que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições. É a ciência das medições que garante a exatidão exigida no processo produtivo, buscando garantir a qualidade de produtos e serviços.

Programação do evento

8h Abertura
8h30 Palestra O papel da Metrologia no fortalecimento dos ecossistemas de inovação
9h15 Palestra Metrologia no Contexto das Smart Cities