Evento gratuito aborda aplicação de biossólidos em MS

Será realizado nesta quarta-feira, 8, o 1º Seminário sobre aplicação de biossólidos em solos no Estado de Mato Grosso do Sul. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados e as inscrições podem ser feitas até o final do dia neste link.

A programação será presencial, no auditório do Conselho de Engenharia e Agronomia (Crea-MS), mas há possibilidade de participação virtual, com a transmissão das atividades pelo canal da organizadora, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes).

A UFMS é uma das instituições parceiras do evento. Participam também da realização as universidades Estadual de MS (UEMS), Católica Dom Bosco (UCDB), o Instituto Nacional de Ciência em Tecnologia INCT ETEs Sustentáveis, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MS), as concessionárias de água e esgoto Sanesul, Águas Guariroba e Ambiental MS Pantanal.

Segundo o professor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) Ariel Ortiz, o objetivo do simpósio é divulgar as boas práticas com relação ao aproveitamento, tratamento e reuso dos biossólidos. “Biossólidos são os lodos que são gerados nas etapas de tratamento de esgoto, podemos utilizar esse biossólido, por exemplo, como fertilizante aplicando no solo. Então vamos ver como podemos utilizar da melhor forma sempre pensando em minimizar os resíduos, sempre pensando na sustentabilidade”, explicou.

O seminário é aberto a todos os públicos, em especial discentes e docentes da UFMS e de outras universidades, profissionais da área que atuam não somente nas empresas, mas também em instituições públicas da área. “A programação está muito interessante, pela manhã teremos uma mesa de abertura com representantes das instituições e na parte da tarde teremos palestras com foco mais nas pesquisas relacionadas à aplicação dos biossólidos. O professor Guilherme Cavazana da UFMS será um dos palestrantes”, indicou o docente.

Texto: Ariane Comineti