Entre os dias 2 e 6 de dezembro, será realizada a 12ª Jornada Acadêmica da Biologia, com o tema principal Emergências Climáticas. O evento é promovido pelo Instituto de Biociências (Inbio), por meio do Centro Acadêmico de Biologia. Estudantes, técnicos-administrativos e professores estão convidados para participar de mesas-redondas, minicursos e palestras, com destaque para a atividade ministrada pelo professor Philip Martin Fearnside.
O palestrante principal é pesquisador na área de emergências climáticas e atua como titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus, onde mora desde 1978. Philip também é membro da Academia Brasileira de Ciências e dividiu o Nobel da Paz de 2007 com Al Gore e outros 3 mil cientistas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas.
O professor do Inbio e coordenador do evento, Fábio Roque, comenta como foi feita a escolha do tema para a 12ª Jornada da Biologia. “Foi uma demanda dos próprios estudantes, na área de Biologia, de entender mais sobre toda a discussão de mudança climática que tem acontecido no mundo e também em Mato Grosso do Sul. Impulsionado pelos eventos climáticos extremos que nós experienciamos nesses últimos anos aqui no Estado, como os grandes incêndios no Pantanal ou mesmo inundações recentes no sul do Brasil. É importante a formação de profissionais para atuar nessa área também, então isso motivou os estudantes e nos motivou a focar nessa área”.
A programação é aberta a toda comunidade universitária. “O debate é importante como sociedade expandida mesmo, de todos os setores, não só da área da biologia, mas que deve expandir de forma geral. Então, convido toda a comunidade para compartilhar e trocar experiências nessa semana”, reforçou o professor.
A estudante do 6º semestre do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do Inbio e presidente do Centro Acadêmico de Biologia, Isadora Marques, se diz animada para a Jornada. “Minha primeira vez participando da Jornada foi ano passado e foi uma experiência muito boa, muito enriquecedora, poder conhecer tantas pessoas importantes em um evento e poder ter essa troca de experiências e trocar saberes. Foi muito legal, então eu acho que para esse ano a gente quer atingir o maior número de alunos possíveis. No nosso curso, a gente visou também atender o público da licenciatura, com palestras noturnas para que eles pudessem participar também. […] Esse ano, estendemos para outros cursos, para outras pessoas que tenham interesse na temática que a gente escolheu”, explica.
Para a participação não é necessária a inscrição prévia. Já os pesquisadores que desejam submeter minicursos têm até dia 22 de novembro para preencher o formulário disponível aqui.
Texto: Arthur Penna Ayres, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica