A Universidade é uma das instituições parceiras da ação Justiça e Cidadania Por Elas, que visa promover a cidadania, fortalecer a rede de proteção às mulheres e ampliar o acesso a serviços essenciais, com foco em atividades educativas, de inclusão social e profissional. O evento será realizado no sábado, 19, das 8h às 17h, no Parque Jacques da Luz, em Campo Grande. A iniciativa faz parte da campanha #TodosPorElas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Governo do Estado e Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
“Como espaço de produção de conhecimento e de formação cidadã, a Universidade tem a responsabilidade de promover a conscientização, o enfrentamento à violência de gênero e a valorização das mulheres em todas as suas dimensões. Por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, podemos contribuir ativamente para transformar realidades, romper ciclos de violência e fomentar uma cultura de respeito e equidade”, ressalta a pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade, Vivina Sol.
Para a pró-reitora, o apoio à ação demonstra o compromisso da Instituição com a inclusão, equidade e justiça social. “A Universidade contribui e articula saberes ao integrar iniciativas de proteção às mulheres, promovendo uma sociedade mais justa, segura e plural. Ser uma Instituição humana, inovadora e sustentável é também agir com sensibilidade social e garantir que todas tenham acesso pleno a direitos e oportunidades”, avalia.
Durante o evento, a UFMS será representada por estudantes, professores e técnicos-administrativos que atuam em projetos de extensão, ligas acadêmicas e ações institucionais.
Serão promovidas orientações e serviços educativos voltados à saúde, direitos e acolhimento, com a participação de ligas acadêmicas, além da apresentação de painéis sobre cidadania e violência contra mulheres, desenvolvidos pelo Observatório de Cidadania de Mato Grosso do Sul. Na programação, também estão inclusas atividades para ampliação do acesso ao ensino superior público e de qualidade, por meio da divulgação das formas de ingresso na graduação e pós-graduação, bem como de cursos a distância e cursinhos preparatórios da UFMS.
Para a diretora de Cidadania, Luciana Contrera, a participação em ações de cidadania contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos. “É uma forma de promover empatia, responsabilidade social, atuação em equipe e compromisso ético com a transformação da realidade social. Para os estudantes, é uma oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em contextos reais. Para servidores e docentes, trata-se de fortalecer a missão da universidade pública de contribuir com políticas públicas e com o bem-estar da sociedade”, explica.
A diretora enfatiza que a articulação interinstitucional promovida pela campanha #TodosPorElas permite ações mais eficazes, integradas e de maior alcance na proteção das mulheres. “Quando universidades, poderes públicos e instituições da sociedade civil atuam em conjunto, é possível oferecer uma rede de apoio mais sólida, com serviços qualificados, ações preventivas e maior capilaridade no atendimento. Essa integração fortalece as políticas públicas, amplia o acesso à informação e contribui para a construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária para todas”, finaliza Luciana.
Texto: Alíria Aristides
