Evento celebra o início do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Na próxima semana, entre os dias 20 e 22 de agosto, será realizada a primeira edição do Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, na Cidade Universitária. Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da área podem se inscrever aqui, de forma gratuita até o dia 19. A programação celebra o início das atividades do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFMS, o primeiro de Mato Grosso do Sul.

O evento tem como objetivo discutir e compartilhar experiências relacionadas à pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, com foco nos desafios contemporâneos das cidades, do território e da prática projetual. “Estamos iniciando o curso com esse evento, de forma a criar a cultura e a prática de participação em eventos acadêmicos, e contribuir com o reconhecimento do programa”, enfatiza o professor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia e coordenador do evento, Júlio do Carmo. 

Segundo o docente, também coordenador do programa de pós-graduação, a programação pretende melhorar a qualidade das pesquisas e dissertações desenvolvidas. “Este evento será anual, de forma a cumprirmos com o seminário de acompanhamento e interagindo com pesquisadores da área que poderão contribuir com as pesquisas antes das qualificações e defesas”, pontua. 

O evento conta com palestras de pesquisadores nacionais e internacionais de destaque na área, que irão abordar o papel da arquitetura e do urbanismo no desenvolvimento latino-americano, possibilidades de pesquisa nas linhas que compõem o programa e desafios para sua consolidação. Entre eles estão o coordenador da área de Arquitetura e Urbanismo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), João Eduardo Sobral; o professor da Universidade de São Paulo Álvaro Puntoni; a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Maria Lygia Niemeyer; e o professor León Staines do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, do México.

“Será uma oportunidade para os interessados em Arquitetura e Urbanismo, especialmente os que se interessam por pesquisa e desejam fazer o mestrado. O evento é gratuito e foi pensado de forma a suprir uma lacuna da área no nosso Estado, por isso convidamos todos, que ajudem a fortalecer não apenas nosso programa, mas nossa área de conhecimento”, finaliza o coordenador do evento.

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

O curso foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no segundo semestre de 2024, com o intuito de estimular a competência científica e acadêmica na área, promover a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e contribuir na solução de questões sociais contemporâneas. A área de concentração do Programa é Processos e produção do espaço construído e habitado, com duas linhas de pesquisa: Conforto e tecnologia construtiva do ambiente e Fundamentos e práticas da Arquitetura, Urbanismo e Design.

Texto: Alíria Aristides