Eu Respeito de junho promove conscientização e preservação ambiental

Animais em risco de extinção, uso exagerado de plásticos, desperdício de recursos naturais não renováveis, descarte incorreto de lixos e demais resíduos, poluição… esses e diversos outros problemas estão acometendo o Brasil e o mundo, prejudicando nosso meio ambiente e a vida como a conhecemos. Cada vez mais se faz necessário se informar e se engajar sobre causas e projetos que tenham o intuito de diminuir ou até mesmo reverter estes danos, para que as futuras gerações tenham a chance de viver num planeta mais sadio.

Na nossa Universidade, o programa UFMS Sustentável tem se encarregado de promover a redução no uso de água e energia, o incentivo ao uso de canecas e garrafas reutilizáveis em detrimento do uso de copos descartáveis, entre outras ações que contribuem com a natureza.

Ao todo a comunidade acadêmica possui 25 mil membros, entre discentes, docentes e servidores. Se cada um fizer sua parte, os impactos gerados serão positivos e sentidos em todas as regiões do estado. Com isso em mente, a campanha Eu Respeito do mês de junho se uniu ao UFMS Sustentável para realizar atividades em todos os câmpus com o tema meio ambiente.

Além da UFMS, o restante do mundo também volta os olhos para este tema em junho, celebrando a Semana do Meio Ambiente e o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em homenagem, o Monumento Símbolo da Universidade ficará iluminado com a cor verde durante todo o mês.

Mesas redondas, oficinas, exibição audiovisual, exposições, palestras, plantio de árvores e passeios serão realizados em todos os câmpus e na Cidade Universitária. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) também lança uma ação para denunciar vazamentos de água que possam existir nas unidades da instituição, reduzindo assim o desperdício e danos causados na infraestrutura. Confira a programação completa abaixo.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno