Estudos sobre doenças infecciosas e parasitárias serão abordados em Jornada

Pesquisas de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias (PPGDIP) da UFMS serão apresentadas nos dias 2 e 3 de dezembro na 11ª Jornada em Pesquisa do curso. O evento será realizado no formato virtual, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.

De acordo com a presidente da jornada, professora Ana Rita Coimbra Motta, além da troca de experiências e conhecimentos entre as instituições, a apresentação dos estudos é também uma devolutiva para a sociedade acadêmica. “A participação de convidados palestrantes e avaliadores de outras instituições será uma importante oportunidade para o intercâmbio de informações e experiências, articulações de parcerias interinstitucionais, integração de grupos de pesquisas e atualização de conhecimentos. Além disso, a apresentação oral das pesquisas/projetos em andamento permitirá uma ampla discussão sobre os mesmos, visando ao aprimoramento dos projetos apresentados”, afirmou.

Para a coordenadora do PPGDIP, Alessandra Gutierrez de Oliveira, o exercício que os pós-graduandos fazem ao apresentar seus projetos para um público de alunos da graduação, da pós-graduação e convidados da Universidade e de outras instituições é extremamente importante para seu próprio desenvolvimento, uma vez que buscam se articular e sintetizar já os resultados de suas pesquisas. “É também um exercício para a qualificação e defesa. Já há algumas edições da Jornada instituímos que os mestrandos desenvolvam os slides em inglês e tenham a possibilidade de apresentar em português e que os doutorandos desenvolvam os slides e a apresentação toda em inglês, isso representou um passo adiante para o Programa de Pós-graduação, para a internacionalização do curso. Percebemos também que os estudantes que vão apresentar vêm preparados, porque no ano anterior já assistiram às apresentações dos colegas, então é uma troca muito rica para todos”, apontou.

A abertura do evento será às 8h. A palestra inicial será sobre “Desafios de programas de imunizações na adesão à vacinação em tempos de Covid-19”, ministrada por Ana Paula Sayuri Sato da Universidade de São Paulo (USP). Ao todo 18 trabalhos serão apresentados durante os dois dias de programação.

A realização tem o apoio do CNPq, Capes, Fiocruz/MS e Fundect. Mais informações podem ser obtidas no site da 11ª Jornada em Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias ou pelo e-mail jppgdip@gmail.com.

Texto: Ariane Comineti