Estudantes são selecionados para bolsas em ações de esporte

O resultado final da seleção de estudantes dos cursos de Educação Física, da Cidade Universitária e do Campus Pantanal, que receberão bolsas voltadas à execução do Programa Segundo Tempo Padrão (PST) e Universitário (PSTU) foi divulgado. A ação é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) em convênio com o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, e com administração da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).

De acordo com o pró-reitor da Proece Marcelo Fernandes, os bolsistas terão a oportunidade de vivência acadêmica importante e interface com a sociedade por meio das ações desenvolvidas pelos dois programas. Segundo a coordenadora-geral do PST e do PSTU Edineia Aparecida Gomes Ribeiro, ambos são iniciativas da Secretaria Especial do Esporte e têm como objetivo democratizar o acesso à cultura do esporte educacional. “A parceria entre a Universidade e o Ministério permitiu a implantação dos núcleos do PST e PSTU na Cidade Universitária e no Câmpus do Pantanal, o que contribui também para a consolidação do Programa Mais Esporte na UFMS”, ressalta.

Os acadêmicos selecionados receberão bolsa mensal de R$ 1.045,00, pagas pela Fapec, durante maio de 2021 a novembro de 2022. “O PST e o PSTU contribuem para a inclusão dos acadêmicos dos cursos de Educação Física no papel de monitores. Essa condição possibilita a ampliação da formação em graduação e a preparação de agentes disseminadores da perspectiva educacional do esporte”, complementa Edineia.

Durante 20 horas semanas, os estudantes desenvolverão atividades nas seguintes modalidades: musculação, hidroginástica, natação, esportes de marca e com rede divisória, esporte de invasão, treinamento funcional, esportes com as mãos, voleibol, esportes com os pés, lutas, esportes de aventura, atividades circenses, basquetebol, esportes aquáticos, ginásticas e atividades rítmicas.

Confira o edital com o resultado final abaixo.

Download (PDF, 242KB)

Texto: Vanessa Amin