Estudantes recebem recursos do Bolsa Atleta para iniciar temporada de treinamentos

Neste ano, o programa Bolsa Atleta UFMS vai beneficiar vinte estudantes de vários cursos de graduação da Cidade Universitária e dos câmpus que têm rendimento esportivo comprovado. Para marcar o início da concessão do benefício foi realizada cerimônia de entrega de kits na Sala de Atos da Reitoria, nesta quinta-feira, 5.

A cerimônia contou com a presença do reitor Marcelo Turine e da vice-reitora Camila Ítavo. “Vocês merecem nosso respeito. Quando iniciamos a gestão não havia um programa específico de incentivo aos atletas da Universidade. Nossos recursos são os mesmos desde 2019, mas nem por isso deixamos de priorizar essa área. Para nós é um orgulho grande, espero que vocês aproveitem da melhor forma possível essa bolsa. A Universidade está à disposição de vocês para apoiá-los e em breve devemos lançar um outro edital para auxiliá-los especificamente nos eventos e competições”, disse o reitor.

“Nosso sonho é que vocês sejam os ídolos dos seus colegas, não só por conta de uma medalha, mas por verem em vocês exemplos a serem seguidos. Sabemos o quanto o esporte contribui para a formação integral e o quanto vocês se dedicam e abdicam de coisas para poder competir. Parabéns, espero que vocês levem o nome da UFMS e honrem o fato de serem estudantes e atletas da nossa Universidade”, ressaltou a vice-reitora.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes, enfatizou que são poucas as universidades públicas que possuem programa próprio para apoiar acadêmicos com rendimento esportivo. “Como Universidade reconhecemos esses talentos e ajudamos mensalmente com essa bolsa que pode ser utilizada na compra de artigos esportivos e no próprio treinamento, além da participação nas competições”, falou.

“É uma satisfação vermos que esses editais auxiliem cada vez mais atletas, dando oportunidade a estudantes que praticam modalidades diversas, tanto individuais como coletivas. Nossos atletas têm divulgado o nome da UFMS no cenário nacional e internacional e alcançado bons índices e resultados. Agradecemos a gestão por olhar carinhosamente para o esporte”, destacou a secretária de Projetos e Eventos Esportivos, Edneia Ribeiro.

O diretor de Cultura e Esporte da Proece, João Batista de Santana, cumprimentou os estudantes. “A vigência da bolsa começa a partir deste mês. Vocês estarão começando a receber os recursos em junho. Desejo sucesso no treinamento e nas competições. Estaremos sempre à disposição para ajuda-los”.

Douglas Queiroz é estudante do curso de Engenharia de Produção e pratica atletismo. Ele está no programa Bolsa Atleta há três anos e enfatizou a importância do programa. “O Bolsa Atleta é dinâmico e possibilita que consigamos focar nos treinamentos e nas provas. Ajuda bastante e é bem-vindo para custear artigos como tênis que são específicos e ajudam, por exemplo, no atletismo a reduzir o tempo de prova”, falou. Ele é corredor de rua e pista e faz meia maratona, além de participar das provas de 400 e 800 metros.

“O valor do Bolsa Atleta ajuda a não desistirmos e conseguirmos treinar e ter um bom rendimento. Para mim é uma honra estudar na UFMS, uma das melhores do país, e ter sido contemplada para levar o nome da Universidade em competições estaduais e nacionais”, disse a acadêmica de Direito Vitória Rodrigues. Ela pratica karatê shotokan e viaja nas próximas semanas até Cuiabá, no Mato Grosso, para participar das classificatórias do Campeonato Brasileiro.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Marcelo Calazans