Programa de doutorado sanduíche oferece oportunidades para estudantes de 14 cursos

O Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior oferece oportunidades para estudantes de 14 cursos da Cidade Universitária e do Câmpus de Três Lagoas (CPTL). Os interessados podem submeter propostas a partir da próxima sexta-feira, 13.

O diretor de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação,  Luiz Eduardo Roland Tavares, destaca que o doutorado sanduíche proporciona uma experiência enriquecedora, não só para o estudante, mas também para o programa. 

“Em muitos casos, o doutorando desenvolve o aprendizado de novos métodos, técnicas e a utilização de equipamentos não disponíveis em sua instituição de origem. Ao retornar, esse doutorando passa a atuar como um agente multiplicador. É importante ressaltar que o contato dos nossos estudantes com currículos curriculares em instituições estrangeiras de excelência também pode ajudar a promover uma reflexão dentro dos nossos PPGs sobre as suas atuais bases curriculares”.

Na modalidade sanduíche, os estudantes matriculados em cursos de doutorado realizam parte do curso no exterior, retornando ao Brasil, para a integralização de créditos e a defesa de tese. A duração da bolsa de estudos no exterior será de 6 a 10 meses. 

Segundo o diretor, não há uma limitação sobre quais países os doutorandos podem desenvolver a pesquisa. Contudo, é exigida a adequação da instituição de destino e a pertinência técnico-científica do coorientador no exterior às atividades de pesquisa que serão desenvolvidas. 

O candidato deverá apresentar uma carta de aceite definitivo da instituição no exterior. “Também é exigido que o coorientador no exterior deverá ser doutor ou pesquisador com produção acadêmica consolidada e relevante para o desenvolvimento da tese do doutorando e o mesmo pertença a uma instituição de ensino ou pesquisa no exterior, pública ou privada, de relevância para o estudo pretendido”, afirma o diretor.

Serão aceitas propostas científicas de estudantes de doutorado matriculados nos seguintes programas: Administração, Bioquímica e Biologia Molecular, Biotecnologia, Ciência Animal, Ciência da Computação, Ciência dos Materiais, Ciências Farmacêuticas, Ciências Veterinárias, Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências, Estudos de Linguagens, da Cidade Universitária; e Geografia e Letras, do CPTL.

As inscrições seguem até o dia 13 de fevereiro no Sistema de Informação e Gestão de Projetos. Conforme o edital, as propostas devem estar vinculadas a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, acordados pela Organização das Nações Unidas.

O resultado final da seleção deve ser divulgado no dia 10 de março e as atividades dos estudantes bolsistas estão previstas para iniciar entre setembro e novembro. Confira o edital:

SEI_23104.000199_2023_16_(1)

Texto: Mylena Rocha