Estudantes podem participar de workshop sobre ideias inovadoras

Na próxima segunda-feira (19), será realizado um workshop voltado para acadêmicos da UFMS que desejam participar do Programa Centelha. O evento é promovido pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), em parceria com a UFMS, com a Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime/UFMS) e pela Rede MS de Inovação.

Durante o workshop, será discutido o Programa, que visa a estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Estado, por meio de capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e, em MS, executada pela Fundect.

Edital – Até o dia 25 de agosto, os estudantes que queiram empreender e inovar podem submeter propostas ao Edital de seleção. Serão contempladas 28 ideias que receberão financiamento de até 60 mil reais.

Serão apoiados projetos inovadores nas seguintes temáticas: Automação; Big Data; Biotecnologia e Genética; Blockchain; Design; Eletroeletrônica; Geoengenharia; Inteligência artificial e machine learning; Internet das coisas (IoT); Manufatura avançada e robótica; Mecânica e mecatrônica; Nanotecnologia; Química e Novos materiais; Realidade aumentada; Realidade virtual; Segurança, privacidade e dados; Tecnologia Social; e Tecnologia da Informação (TI), Telecom.

As propostas poderão ser submetidas por pessoas físicas, vinculadas ou não a empresas com até 12 meses de existência anteriores à data de publicação da chamada e faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões, sediadas em Mato Grosso do Sul.

Workshop – O workshop será realizado no auditório da Secretaria Especial de Educação a Distância (antiga Sedfor), da UFMS, a partir das 18 horas. Mais informações podem ser obtidas no site do Programa Centelha ou na Coordenadoria de Empreendedorismo e Inovação (CEI/Aginova) da UFMS.

Texto: Vanessa Amin, com informações do Programa Centelha