Estudantes estrangeiros poderão concorrer à Bolsa Mérito

Participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) na UFMS têm até 25 de setembro para se candidatarem à indicação para concorrer à Bolsa Mérito do Ministério das Relações Exteriores. As inscrições podem ser feitas no Sigproj.

A bolsa foi instituída em 2012 e é destinada aos estudantes do programa que demonstram desempenho acadêmico excepcional. O auxílio tem valor mensal de R$622,00 e vigência de seis meses. O coordenador do PEC-G na UFMS, Cristiano Costa A. Vieira explicou que esta é uma pré-seleção feita na Instituição. “Atualmente são 21 participantes na UFMS, oriundos de países como Paraguai, Haiti, Cabo Verde, Jamaica, Nigéria e Honduras, entre outros”, informou.

Ainda de acordo com o professor, o PEC-G destina-se à formação e qualificação de estudantes estrangeiros por meio de oferta de vagas gratuitas em cursos de graduação em instituições de ensino superior brasileiras. “Além de cooperar para a formação de profissionais, o PEC-G contribui para a internacionalização e diversificação do cenário acadêmico dos estudantes da UFMS”, disse.

O estudante estrangeiro participante do programa interessado em se candidatar à bolsa precisa ter cursado o primeiro e o segundo semestres da graduação; ter participado de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e/ou extensão; não ter reprovação no último semestre cursado e nem ser beneficiário de programa de auxílio financeiro de outra origem. A seleção será orientada pela Coordenadoria de Administração Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a classificação será de acordo com o coeficiente de rendimento e menor número de reprovações.

O edital com todas as informações sobre a seleção pode ser acessado neste link. A divulgação preliminar das inscrições deferidas e indeferidas está prevista para 28 de setembro, no site da Prograd, onde há mais informações também sobre o PEC-G.

Texto: Ariane Comineti