Estudantes estrangeiros poderão concorrer à Bolsa Mérito

Está aberto o período de inscrição para a seleção de interessados em concorrer à Bolsa Mérito, concedida pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE). Podem participar estudantes da UFMS que integram o Programa Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G). As inscrições podem ser feitas no site sigproj.ufms.br até 30 de julho.

“Os estudantes do PEC-G com bom desempenho acadêmico podem ser beneficiados com uma bolsa no valor de R$ 622,00 por mês, concedida por um período de seis meses. Além disso, os beneficiários fazem jus à passagem aérea de retorno ao país de origem, quando da conclusão do curso. A UFMS irá realizar uma pré-seleção na qual são observados principalmente se os requisitos para o recebimento da bolsa são cumpridos pelos estudantes. A seleção final é realizada pelo Ministério das Relações Exteriores e o pagamento das bolsas é feito pelo Ministério diretamente ao estudante beneficiário”, destaca o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira.

O estudante participante do PEC-G interessado em se candidatar à bolsa precisa ter cursado o primeiro e o segundo semestres da graduação; ter participado de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e/ou extensão; não ter reprovação no último semestre cursado e nem ser beneficiário de programa de auxílio financeiro de outra origem. A seleção será orientada pela Coordenadoria de Administração Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a classificação será de acordo com o coeficiente de rendimento e menor número de reprovações.

O PEC-G destina-se à formação e qualificação de estudantes estrangeiros por meio de oferta de vagas gratuitas em cursos de graduação em instituições de ensino superior brasileiras. O Programa constitui um conjunto de atividades e procedimentos de cooperação educacional internacional, preferencialmente com os países em desenvolvimento, com base em acordos bilaterais vigentes e caracteriza-se pela formação do estudante estrangeiro em curso de graduação no Brasil e seu retorno ao país de origem ao final do curso.

A divulgação preliminar das inscrições deferidas e indeferidas está prevista para 2 de agosto, no site da Prograd. Confira a seguir o edital completo.

Download (PDF, 315KB)

Texto: Lidiane Antunes (estagiária de Jornalismo)