Entre os dias 11 e 13 de setembro, os Câmpus da UFMS de Ponta Porã (CPPP) e do Pantanal (CPan) participaram do mutirão de serviços do projeto Prefeitura Mais Perto de Você da Prefeitura Municipal de Ponta Porã. Além de apoiar as atividades de esporte e lazer, estudantes e professores da Universidade promoveram atividades lúdicas, brincadeiras e jogos para crianças e prestaram atendimentos jurídicos gratuitos à população, com orientação sobre benefícios previdenciários e regularização fundiária, por meio do Escritório Modelo de Assistência Jurídica do CPan.
O diretor do CPPP, Leonardo Silva, pontuou que a participação no evento é resultado de uma parceria consolidada com a prefeitura do município. “O Câmpus de Ponta Porã contribui em várias áreas junto à Prefeitura, principalmente na educação, onde grande parte dos professores têm alguma relação [com a Universidade], ou já foram alunos ou passaram pela UFMS em algum momento. Esse evento é o desdobramento de algumas ações estratégicas que estamos conduzindo junto com a Reitoria, a Prefeitura Municipal de Ponta Porã e o Núcleo de Inovação e Planejamento Estratégico da Prefeitura. Foi essa coordenação de fatores que nos levaram a participar desse projeto Prefeitura Mais Perto de Você, que vai estar presente nos bairros de Ponta Porã”, comentou.
As ações foram realizadas na ocupação urbana Vila Ferroviária, considerada atualmente a região em maior vulnerabilidade socioeconômica do município. Durante os três dias, foram atendidas 564 pessoas e 24 uniões estáveis foram documentadas. “A população buscou esclarecimento sobre o processo de regularização fundiária, apresentou suas demandas e dialogaram com os profissionais da UFMS, permitindo identificar desafios a serem enfrentados ao longo do processo de regularização”, disse o diretor. “Os alunos tiveram a oportunidade de estar em contato com a população, conhecer a realidade daquelas pessoas, entender suas demandas e seus anseios. Foi muito gratificante, ao final da ação, ver o atendimento que realizamos e principalmente saber que honramos o nome da nossa Universidade”, complementou.
O processo de escuta ativa dos moradores da região foi realizado por três estudantes, orientadas pelo professor do CPan Antônio Leonardo Amorim. Participaram ainda da iniciativa os servidores Célio Eder Miranda Arruda e Ellen Marianne Bernal Cavalheiro.
Segundo o prefeito Eduardo Campos, o projeto tem superado expectativas com centenas de atendimentos já realizados. “As pessoas estão comparecendo e nossas equipes estão prontas para atender a comunidade”, destacou.
No local, a Prefeitura realizou limpeza, manutenção de vias, implantação de campo de futebol terrão e instalação de quatro carretas de serviços em saúde, odontologia e capacitação. O evento promoveu ainda atendimentos odontológicos e médicos em diversas especialidades; cadastros e atualizações para programas sociais; orientações sobre direitos do consumidor; coleta de pilhas, lâmpadas, lixo eletrônico e resíduos recicláveis; doação de mudas; atendimento da Casa do Trabalhador e da Sala do Empreendedor; e atividades esportivas, como torneio relâmpago de futebol, corrida, caminhada e provas de atletismo.
Além da UFMS, também foram parceiros da ação a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, o Exército Brasileiro; o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon); e a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul.
Texto: Thalia Zortéa e Heloísa Garcia, com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ponta Porã
Fotos: Antônio Leonardo Amorim



