Estudantes e professores da Universidade participam da 75ª Reunião Anual da SBPC em Curitiba

O reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo, junto a estudantes e servidores da UFMS, participam da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, sediada na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. A delegação composta por alunos do Ensino Médio integrantes do Pibic Júnior, estudantes de graduação e pós-graduação estão presentes no estande exclusivo da Universidade apresentando os projetos e ações desenvolvidas, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).

Entre os projetos e pesquisas apresentados estão o Vem Pra UFMS, o Integra UFMS, o Parque da Ciência, o Museu de Arqueologia, a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul e os grupos Minerva e Arandú de Tecnologias e Ensino de Ciência. O encontro vai até sábado, 29. 

A diretora de Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, relata que a comissão da UFMS é uma das maiores no evento. “Estamos mostrando um pouco do que a Universidade tem a oferecer, estamos fazendo uma festa no nosso estande que está sempre cheio, mais uma vez a UFMS fazendo bonito nessa grande reunião, nessa grande festa da ciência”.

O Museu de Arqueologia (Muarq) está presente no estande e a responsável técnica Laura Pael destaca o envolvimento e interesse do público nas ações realizadas. “Está sendo um experiência maravilhosa, assim como os outros anos, trouxemos jogos didáticos do Muarq para as crianças, mas o interessante são os adultos que brincam e querem saber mais sobre nosso Estado”.

O projeto PCIU!, coral infanto-juvenil realizado na Cidade Universitária, está sendo apresentado pela professora do Curso de Música, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação Ana Lucia Gamborim. “É muito importante representar a nossa Universidade para o Brasil inteiro. Tenho visto estudantes de todos os locais e se interessam pelos projetos, pelo nosso trabalho. É muito bonito ver jovens tão engajados e isso é valioso para a educação”, disse.

A estudante de Pedagogia do Câmpus de Ponta Porã Luana Villalba relata a experiência de participar pela primeira vez da SBPC. “Nem nos meus maiores sonhos imaginei ter a oportunidade de vir para Curitiba, participar do maior evento da ciência. Enquanto mulher negra estar nesses espaços, estar nesses eventos através da UFMS é muito significativo. Eu que faço parte da iniciação científica, me identifico muito com esse espaço, me sinto acolhida e estou encantada, feliz e muito grata”.

Texto: Bianka Macário

Fotos: Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte