Estudantes de sete cursos colam grau no Câmpus do Pantanal

Estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, História, Matemática, Psicologia e Sistemas de Informação do Câmpus do Pantanal (Cpan), em Corumbá, colaram grau na noite desta segunda-feira, 12. A terceira cerimônia do calendário de celebrações reuniu 98 formandos e foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS

O reitor Marcelo Turine desejou sucesso aos formandos e que todos sejam felizes em suas profissões

O reitor Marcelo Turine agradeceu a dedicação dos familiares e dos servidores por terem contribuído para que os estudantes pudessem chegar a este momento. Aos formandos, ele desejou muito sucesso na nova jornada. “Vocês são os nossos heróis da noite. Que vocês brilhem cada vez mais, vocês merecem!”, comemorou.

A vice-reitora Camila Ítavo disse que a Universidade tem dois momentos importantes ao longo do ano: o período de ingresso de novos estudantes e a fase de colações de grau, quando novos profissionais se formam. “A UFMS oferece uma formação técnica, mas, sobremaneira, uma formação cidadã, humana, responsável e integral. A universidade pública prepara de forma integral profissionais altamente capacitados para executarem suas tarefas com habilidades e competências”, ressaltou.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza, enfatizou que a UFMS é a única Universidade do estado listada em rankings das melhores do mundo. Por isso, ele pediu que os estudantes retribuam à sociedade, que mantém a instituição a partir dos seus impostos. “Sejam profissionais competentes e que sejam transformadores da nossa sociedade. Esse é o compromisso que eu quero de vocês, como agradecimento”, solicitou.

Diretor do Cpan, Aguinaldo Silva é também formando do curso de Direito

Aguinaldo Silva, além de atuar como diretor do Cpan, é também um dos novos bacharéis  em Direito. Ele pediu que todos continuem acreditando na educação. ”É através do conhecimento que podemos mudar a nossa história e das pessoas. Acreditem na ciência, tenham a certeza de que ela salva vidas”..

Paraninfo da turma de Administração, o professor Fernando Thiago falou em nome dos demais homenageados. Ele aproveitou para agradecer o carinho dos estudantes e destacou o papel desempenhado pela Universidade em Corumbá. “Aqui temos uma representatividade muito relevante. Cerca de 65% dos nossos estudantes hoje são considerados pardos ou pretos, temos uma parcela de indígenas também, mais de 60% são mulheres. Isso é muito importante”, disse.

A formanda do curso de Psicologia Victória Pacheco Moreira fez o juramento em nome de todos os formandos. O bacharel em Ciências Contábeis Luan Santa Cruz realizou o discurso como representante das turmas. “Todos aqui são grandes merecedores, independente do curso e do tempo que vocês levaram para chegar a essa etapa. Que seja a primeira porta de muitas que abrirão para todos nós, seja para um emprego, mestrado, algo grandioso”.

As solenidades seguem nesta semana no Cpan e na Cidade Universitária

As celebrações continuam

Na terça-feira, 13, também será celebrada a cerimônia de colação de grau dos estudantes do Cpan. Já entre quarta, 14, e sexta-feira, 16, será a vez dos formandos da Cidade Universitária, sempre às 18h.

No mês de janeiro de 2023, será realizada a colação de grau dos estudantes do Câmpus de Aquidauana, nos dias 25 e 26. Em fevereiro, estão previstas mais celebrações: no dia 1º, será a colação dos estudantes do Câmpus de Coxim; no dia 6, será a vez do Câmpus de Paranaíba; no dia 7 será a solenidade do Câmpus de Chapadão do Sul; no dia 13 a comemoração será no Câmpus de Naviraí; no dia 14 no Câmpus de Nova Andradina e no dia 16 é a vez dos formandos do Câmpus de Ponta Porã.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Reprodução/TV UFMS