Estudantes de Medicina podem receber bolsa permanência do Programa Mais Médicos

Estudantes de graduação dos cursos de Medicina de Campo Grande e Três Lagoas podem se candidatar no processo de seleção para receber o auxílio de Bolsa Permanência do Programa Mais Médicos. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no Sistema de Gestão do Programa de Bolsa Permanência (PBP) – sisbp.mec.gov.br – do Ministério da Educação, até 20 de fevereiro.

“Esse não é apenas um auxílio financeiro, mas um investimento estratégico na equidade educacional e na saúde pública. Para o estudante de Medicina vindo de contextos vulneráveis, esse recurso é o que viabiliza a dedicação integral exigida por um curso de alta carga horária, mitigando o risco de evasão por necessidade econômica”, ressalta o pró-reitor de Assistência Estudantil (Proes), Edilson Zafalon.

A bolsa é mensal e o valor é de R$ 700,00 pagos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação por meio da Poupança Social Digital ou Cartão-Benefício. De acordo com a Proaes, são 10 vagas para a UFMS de Campo Grande e 11 vagas para a UFMS de Três Lagoas.

Critérios

Para participar do processo seletivo, são exigidos alguns critérios como: possuir renda bruta per capital de até um e meio salário mínimo, estar devidamente matriculado e não ter ultrapassado o prazo de integralização do curso, preencher e assinar o termo de compromisso (ver edital), não ter concluído outro curso superior, não ser beneficiário do programa bolsa permanência, não ser beneficiário de auxílio permanência do Programa Nacional de Assistência Estudantil e estar inscrito no CadÚnico.

Como acessar

O estudante deve acessar o sistema pelo Login Único do governo federal, através da conta GOV.BR, selecionar o perfil “discente”, depois “medicina”, preencher os campos e anexar os documentos exigidos. Se houver erro ou pendência, os estudantes serão informados via e-mail.

Após o fim do prazo de inscrições, a Proaes deverá validar e classificar os estudantes de acordo com as vagas previstas. Os critérios para seleção são renda bruta mensal familiar (menos para maior) e origem escolar (ensino médio em escola pública, em escola particular com bolsa, parcialmente em escola pública e escola particular com bolsa e sem bolsa, escola particular sem bolsa).

Saiba mais

Outras informações, bem como termos de compromisso podem ser conferidos no edital abaixo. Dúvidas devem ser encaminhadas pelo e-mail servicosocial.proaes@ufms.br, com o assunto “Bolsa Permanência Mais Médicos do MEC”.

EDITAL (PROAES_RTR) n 7, de 06-02-2026.

Texto: Vanessa Amin