Estudantes de diversas instituições podem atuar como voluntários na COP15

Entre 23 e 29 de março, Campo Grande sedia a 15ª edição da Conferência das Partes (COP) da Convenção sobre Conservação das Espécies Migratórias (CMS) de Animais Silvestres. Desde 2014, a COP15 da CMS não era realizada na América Latina. A capital de Mato Grosso do Sul foi escolhida por sua localização estratégica e proximidade do Pantanal, sendo considerada um hub de biodiversidade. Milhares de pessoas entre cientistas, estudantes, representantes de instituições públicas, ONGs, governos e sociedade civil estarão reunidos para discutir a proteção das espécies migratórias e a melhoria dos seus habitats, frente às mudanças climáticas, desmatamento, queimadas, entre outras ameaças.

Para auxiliar na organização e realização do evento, a UFMS está selecionando 150 voluntários para atuação de 20 a 30 de março no Bosque Expo. “A COP15 é uma oportunidade histórica de diálogo e ação em defesa da biodiversidade. Convidamos estudantes e servidores das instituições de ensino parceiras a se unirem como voluntários, fortalecendo essa construção coletiva. Quando as universidades caminham juntas, ampliamos o impacto do conhecimento, da ciência e do compromisso com a sustentabilidade”, destaca a reitora Camila Ítavo.

As inscrições devem ser feitas na página doity.com.br/cop15 até 4 de fevereiro. É necessário ser estudante regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação ou ser servidor da UFMS ou da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Instituto Avançado de Ensino Superior e Desenvolvimento Humano (Insted), Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) ou Uniderp-Anhanguera.

“A realização da COP15 em Campo Grande deve ser vista como uma oportunidade para todos, comunidade acadêmica, científica e população em geral, pois poderemos conhecer um pouco mais sobre esse tema tão importante que é preservação das espécies migratórias e refletir como podemos contribuir para a preservação da biodiversidade. Especificamente para quem puder atuar como voluntário, terá o privilégio de acompanhar de perto as atividades das delegações vindas de diversos países e assim, aprender mais sobre o tema, aprimorar suas habilidades de comunicação em outras línguas, criar redes de contato e ainda vivenciar de perto a estrutura e organização de um evento internacional”, reforça a professora da Faculdade de Computação e presidente da comissão executiva local de organização do evento, Luciana Montera.

Os participantes devem ter agilidade e disposição para o trabalho em equipe; facilidade de comunicação com o público; participar de três encontros gerais nos dias 10 de fevereiro, 10 de março e 20 de março; colaborar com as atividades de pré-realização da COP15; ter disponibilidade para atuar em uma das opções de turnos disponíveis no edital abaixo; e, preferencialmente, ser fluente em pelo menos uma das línguas estrangeiras oficiais: inglês, francês e espanhol. Os selecionados receberão certificado de participação emitido pela CMS.

Além das 150 vagas imediatas para voluntários, será feito cadastro de reserva. Mais informações sobre a seleção estão disponíveis no edital abaixo:

Edital_26_COP15 (1)

Texto: Vanessa Amin