Estudantes de Artes, Letras, Comunicação, Direito e Educação colam grau virtualmente

Oito cursos das faculdades de Artes, Letras e Comunicação, de Direito e de Educação realizaram hoje, 10, a cerimônia on-line de colação de grau dos seus estudantes. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS.

O reitor Marcelo Turine parabenizou os formandos e falou do orgulho que é entregar à sociedade novos profissionais de qualidade. “Eu espero que vocês tenham aprendido na Universidade, além da parte técnica da formação, a solidariedade, o respeito, a ter ética, cooperação… Espero que vocês tenham aprendido isso e levem isso ao mercado de trabalho. Aos licenciados, que vocês ajudem a formar nossas crianças para que eles tenham condições de enfrentar os desafios mais facilmente”. Ele também reforçou que a instituição está à disposição para acolhê-los para continuarem seus estudos na pós-graduação.

“O que eu vou falar hoje para vocês é algo que sai do coração”, disse a vice-reitora Camila Ítavo. “A gente tem que pensar a nossa UFMS como um grande farol e vocês, a partir de hoje, estão levando essa luz. Que vocês sejam sempre farol iluminando a vida de vocês, das pessoas que os cercam, iluminando dentro de uma sala de aula, dentro de um fórum, de um concerto de música… onde vocês estiverem: sejam farol”.

Colaram grau estudantes dos cursos de Artes Visuais – licenciatura e bacharelado; Jornalismo, Letras – licenciatura, Música – licenciatura, Direito, Educação Física – bacharelado e licenciatura; e Pedagogia – licenciatura.

A formanda em Direito Raphaela Heloina Schiemann, discursou em nome de todos os concluintes da cerimônia. “A academia nos ensina que, para estar dentro dela, precisaremos de tudo o que aprendemos durante a vida até chegar até aqui, e precisaremos também estar dispostos a aprender mais todos os dias. Aqui foi nossa casa, aqui criamos família, fizemos amigos, curtimos momentos, demos risadas e choramos, choramos e como choramos! A Universidade nos permite viver e sentir milhares de sensações diferentes, mas uma coisa eu tenho certeza: aqueles calouros de quatro ou cinco anos atrás não são os mesmos formandos que estão aqui hoje. Nós amadurecemos, nos reinventamos a cada dia, nos adaptamos às adversidades e nos tornamos cada vez mais fortes”, disse.

A professora Ana Karla Pereira de Miranda, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), reforçou que deseja a todos uma carreira de sucesso, com ética e responsabilidade. “Parabéns a todos. Que vocês possam, a partir de agora, assumir a profissão de vocês e atuar de maneira responsável e representar a UFMS onde vocês estiverem”.

A diretora em exercício da Faalc, Edna Pagliari Brun, falou sobre a importância de comemorar este momento. “Hoje é, na verdade, um dia de festa, um dia que todos merecemos viver pelo trabalho conjunto que nós desempenhamos, principalmente quando nós nos lembramos de que há quase dois anos nós vivemos um momento inesperado e adverso, mas com muito sacrifício e coragem nós conseguimos superar, na medida do possível. (…) Agradecemos pela escolha que vocês fizeram e por vocês nos permitirem fazer parte da vida de vocês por um bom tempo”, afirmou.

O diretor da Faculdade de Direito (Fadir), Fernando Lopes Nogueira, desejou que os concluintes, agora graduados, possam “levar não só conhecimento para esse país, mas também melhorar nossa sociedade, conhecimento de uma universidade pública, uma universidade pujante, uma das melhores universidades do mundo”, bradou.

A diretora em exercício da Faculdade de Educação (Faed), Raquel Elizabeth Benini, reforçou a importância deste momento construído coletivamente entre os professores, servidores e estudantes. “Nossos estudantes não chegam a um momento como esse sozinhos, é um momento coletivo e a família e os amigos e pessoas queridas que vocês amam estão juntos com vocês para celebrar essa vitória, essa conquista”. Ela também desejou aos novos profissionais uma trajetória bonita e de sucesso em suas vidas.

Assista aqui a transmissão ao vivo na íntegra.

Texto: Leticia Bueno