Estudantes de Administração levam conhecimento acadêmico para pequenos empreendedores

No início de 2019 começou a se pensar em uma parceria entre a UFMS e a prefeitura de Paranaíba para possibilitar a oferta de estágios para alunos da Universidade. O professor Wesley Ricardo de Souza Freitas buscou oficializar a ideia e, hoje, oito estagiários do curso de Administração prestam serviços a empreendedores e pequenos empresários da cidade em sala cedida pela prefeitura.

O projeto do curso de Administração, que ainda está em fase de desenvolvimento, busca levar gratuitamente para a comunidade assuntos que são debatidos em sala de aula, como precificação, análise de mercado, segmentação, entre outros.

De acordo com a acadêmica Amanda Almeida, muitas pessoas sonham em abrir o seu próprio negócio, contudo não pensam em que tipo de produto devem vender para obter lucro, qual o nicho de mercado que podem se encaixar, entre outras coisas básicas, mas que fazem total diferença no desenvolver do empreendimento. “Nosso trabalho nesse estágio é resumido na dificuldade que o público apresenta”, afirma.

O acadêmico Antônio Augusto Pinto conta que, além desse público, existem muitos microempreendedores na cidade e que o que se pode perceber é que os mesmos enfrentam muitas dificuldades para manter o negócio, justamente pela falta de informação. Por isso, o objetivo do projeto é atender aqueles que querem iniciar o seu negócio e também os que já possuem uma empresa, mas querem melhorar ou resolver problemas existentes.

Para que os objetivos do projeto sejam cumpridos, os estudantes atuam de duas formas: um grupo de estagiários fica na prefeitura recebendo as demandas e atendendo o público que busca auxílio, e outro grupo realiza visitas técnicas quando necessário. “A pessoa pode entrar em contato conosco e pedir uma visita, aí nós vamos e aplicamos um questionário para compreender melhor a demanda, observamos qual a dificuldade da empresa e o que pode ser melhorado ou nós mesmos vamos às empresas e fazemos o convite para que ela possa participar do projeto”, explica Antônio.

Com as demandas observadas pelos estagiários após várias pessoas os procurarem para abrirem negócios relacionados a manipulação de alimentos, os estudantes firmaram parceria com a prefeitura, a Empresa Júnior de Administração e a Associação Empresarial de Paranaíba (ACIP) para lançar o Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, ministrado no Campus de Paranaíba (CPAR) no dia 15 de outubro.

O intuito do projeto do curso de Administração é tornar os conhecimentos da área acessíveis, melhorando os negócios da cidade e consequentemente a vida dos trabalhadores. “É uma cooperação, tentamos achar uma solução para a empresa/pessoa que nos procura e ao mesmo tempo aprendemos com elas”, diz Amanda.

“Nós colocamos em prática o conhecimento teórico e aprendemos com aqueles que estão há cinco ou seis anos no mercado, possuem muita experiência e podem agregar muito para a nossa formação, tanto nós quanto os empreendedores vamos aprender”, complementa Antônio.

Texto: Brunna Oliveira (estagiária do CPAR)