Estudantes da UFMS podem se inscrever para participar de jogo sobre integrais

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas

No próximo dia 5, a Universidade de Brasília (UnB) realiza o 1º Summaê de Integrais Multi-institucional. O Summaê é uma metodologia ativa com o objetivo de transformar o ambiente de sala de aula em um espaço mais interessante, lúdico, gamificado, criativo, colaborativo e com maior engajamento dos estudantes, idealizado pelo professor da UnB Ricardo Fragelli em 2011.

De acordo com o professor Ricardo, o Summaê consiste em um jogo de perguntas e respostas sobre uma determinada temática, no caso específico do evento, sobre as integrais, em que todos usam chapéus. As questões são feitas por meio de vídeos criativos produzidos pelos próprios estudantes e esse é o primeiro ponto. “O segundo ponto principal é um a mesa de especialistas sobre a temática. São convidados outros professores ou especialistas da área para participar do jogo e o terceiro ponto é a obrigatoriedade do uso de um chapéu que muda o clima de sala de aula”, comenta Ricardo. O estilo do chapéu fica a critério do participante.

Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, o evento será totalmente on-line. “Vamos utilizar as plataformas digitais, em particular o Youtube, Discord e ferramentas do Google”, diz Ricardo. “É uma iniciativa muito interessante e que utiliza, em essência, metodologias ativas. O professor Ricardo esteve conosco no projeto Conectar lives como um dos palestrantes e o nos convidou para participar deste evento”, explica a coordenadora da Escola de Extensão da UFMS (CEE/Proece) Caroline Spanhol. Além de Caroline, o professor do Instituto de Matemática da UFMS Marcos Sperafico também está envolvido na realização do 1º Summaê Multi-institucional.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas aqui. Podem participar acadêmicos que estejam cursando as disciplinas de Cálculo 1 ou similares de qualquer instituição de ensino superior. “Os estudantes que já cursaram a disciplina em semestre anterior não podem participar resolvendo as questões, mas podem enviar vídeos criativos com questões sobre integrais”, explica o professor Ricardo. Os acadêmicos que quiserem enviar vídeos com perguntas podem fazê-lo até o dia 3 de dezembro clicando aqui.

“Convido todos os nossos acadêmicos a participarem, será um evento incrível contando com estudantes e professores de várias universidades”, diz a coordenadora da CEE. Além da UnB e da UFMS, estão envolvidos na organização do evento a Unicamp, PUC do Paraná, Unesp UFSCar e Universidade do Algarve de Portugal. O Summaê de Integrais será realizado das 14h30 às 18h30 (horário de Brasília).

Saiba mais

Ricardo explica que o Summaê acontece da seguinte forma: é exibido o vídeo-pergunta sobre o tema e, após, os estudantes precisam responder em um intervalo de tempo determinado definido pelos professores, geralmente entre um e três minutos. Ao fim do prazo, um dos professores ou especialistas que participa da mesa apresenta a solução do problema e oferece uma chave de correção. A partir disso, os estudantes fazem a própria correção, tiram dúvidas e verificam soluções alternativas. “Neste momento novos exemplos e conceitos se ancoram na construção de uma aprendizagem significativa que é impulsionada pelo ambiente de liberdade e criatividade construído de forma colaborativa. Essa fase recebe o nome de Ciclo Básico do Summaê”, comenta Ricardo. “Após o Ciclo são escolhidos os melhores vídeos e chapéus e, caso haja tempo, pode ser realizado um desafio final em equipes. No final são anunciados os maiores pontuadores”, destaca. Confira vídeo explicativo aqui.

Texto: Vanessa Amin, com imagens do Fantasticalizando