Mais de 130 estudantes da Faculdade de Medicina e do Câmpus da UFMS de Três Lagoas (CPTL) prestaram o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) neste domingo, 19. Equipes da Universidade realizaram o acolhimento aos concluintes dos cursos de Medicina, com a presença do Capi, além da entrega de kits com água, barra de cereal, bala e caneta.
O Enamed é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Essa é a primeira edição das provas que unificam as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e da prova objetiva do Exame Nacional de Residência.
Para a diretora de Avaliação Institucional (Diavi), Heloísa da Costa, o acolhimento é uma forma de demonstrar a confiança da Universidade na formação de excelência ofertada aos estudantes. “A gente fez uma preparação de palestras para informar todos os estudantes a respeito dos processos, os procedimentos, visto que tem esta novidade neste ano, e a gente confia muito na formação dos nossos estudantes de Medicina e de todos os cursos da UFMS, porque o Enade é uma consequência de toda a formação. Eles vêm se preparando durante todo o curso e agora podem tranquilamente fazer a prova, com toda a segurança”, explicou.
A secretária de Avaliação de Cursos da Diavi, Jacyara de Souza, também esteve presente nos locais de prova para apoiá-los. “É a primeira vez que o Enamed está sendo realizado de forma separada dos cursos. As provas estão sendo aplicadas na Cidade Universitária e no Câmpus de Três Lagoas. É algo novo, uma experiência diferente para os estudantes, pois é um momento de atenção para os estudantes que vão participar. Nós explicamos para eles a importância e disponibilizamos os exames de anos anteriores, para que pudessem ter uma base de como seriam. Temos certeza de que eles estão preparados e que terão muito sucesso”, afirmou.
O diretor do CPTL em exercício, Michel Fontes, ressaltou que a iniciativa da Instituição reafirma o compromisso da UFMS com o cuidado integral à formação acadêmica e humana. “Momentos como este representam mais do que um gesto simbólico: expressam o reconhecimento do esforço e da trajetória de cada estudante, fortalecendo o vínculo institucional e o sentimento de pertencimento à comunidade universitária. A expectativa para o resultado da prova é a melhor possível, pois sabemos do empenho e da qualidade da formação oferecida pelo curso de Medicina do CPTL. Confiamos que nossos estudantes demonstrarão, no exame, não apenas seus conhecimentos técnicos, mas também os valores éticos e o compromisso com a saúde pública que norteiam sua formação”, enfatizou.
Gabriel Serrano revelou estar confiante para a prova. “Tivemos uma preparação forte e tenho certeza de que vamos fazer uma boa prova e nos sair bem. Me sinto privilegiado e agradeço a Deus por essa oportunidade de estudar na UFMS. Vou seguir carreira na Medicina de Emergência, área pela qual tem grande paixão, pois gosto muito dessa área, principalmente em poder ajudar e socorrer os pacientes. Eu gosto de estar no campo de batalha, sempre ajudando o próximo”, contou.
Rebeca Barros veio de Goiana para estudar Medicina em Campo Grande e agora sonha com a residência em Dermatologia. “Eu estava muito, muito ansiosa para fazer essa prova, mas vim tranquila, em paz. Estudar na UFMS foi um sonho enorme. Poder vir pra cá e cursar Medicina foi um dos maiores sonhos da minha vida durante todos esses anos. Me senti muito realizada, eu não poderia ter estudado em uma faculdade melhor. Tenho muito orgulho da UFMS, muito orgulho de ser UFMS. Só orgulho, gratidão e felicidade”, declarou.
“Estou confiante, porque o nosso ensino na UFMS é muito bom, e tenho certeza de que vamos nos sair muito bem. Eu vou fazer fazer residência em Clínica Médica, pois meu sonho é ser cardiologista e sou muito grata à UFMS, pois a Universidade me acolheu muito bem. São seis anos de UFMS e me sinto em casa, sou grata pela acolhida e pelo ensino”, finalizou Mikaelly Souza.
Texto: Thalia Zortéa e Lúcia Santos
Fotos: Rúbia Pedra, Michel Fontes e Heloísa da Costa
















