Para dar continuidade aos estudos e garantir o vínculo com a Universidade, estudantes de graduação e pós-graduação devem realizar a renovação de matrícula nos próximos dias.
Nos dias 21 e 22 de julho, os estudantes dos cursos de graduação devem renovar a matrícula no Sistema Acadêmico (Siscad). “É necessário que o nosso estudante acesse o Siscad e busque a área de matrícula no menu lateral esquerdo. É importante fazer a matrícula nos componentes curriculares disponíveis para o semestre”, explica o diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Dionísio Machado.
“O processo de matrícula ou rematrícula é muito importante, pois é esse processo que garante o vínculo ativo do nosso estudante. Caso o estudante perca o primeiro prazo, ele poderá efetuar a sua rematrícula no período de 28 e 29 de julho. Havendo alguma necessidade especial de adequação ou solicitação de ajustes, nos dias 4 e 5 de agosto, o estudante poderá solicitar, via requerimento acadêmico, o ajuste necessário”, destalha Dionísio.
Os estudantes que tiverem dúvidas ao fazer o processo podem contatar as secretarias acadêmicas das suas unidades ou as coordenações de curso. “Ainda se houver necessidade de informações adicionais, a Prograd estará à disposição pelo email digac.prograd@ufms.br”, diz o diretor. Segundo ele, atualmente, há cerca de 27,7 mil estudantes de graduação na UFMS.
Pós-graduação
Os estudantes dos programas de pós-graduação da UFMS, que incluem os cursos de mestrado e doutorado, podem fazer a renovação da matrícula também nos dias 21 e 22 de julho. “Os prazos para renovação de matrícula são diferentes para os estudantes do lato sensu, residências, mestrados e doutorados”, explica a diretora de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Caroline Spanhol. Os estudantes das residências, por exemplo, devem realizar a matrícula até 25 de julho, enquanto os de especialização devem consultar os prazos junto à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte.
Segundo a diretora, há dois tipos de matrículas que podem ser realizadas por estudantes regulares: a renovação de matrícula e a matrícula em disciplina, e o estudante só precisa fazer uma delas. “A renovação de matrícula é aquela em que o estudante somente irá renovar o vínculo com o curso, mas não cursará nenhuma disciplina, como é o caso dos estudantes que estão desenvolvendo as teses ou dissertações. Nesse caso, o processo é dividido em duas partes: solicitação de renovação de matrícula pela página da Pós-Graduação pelo estudante e confirmação da renovação de matrícula pela secretaria do curso até 2 de agosto”, explica Caroline.
“O primeiro passo deve ser realizado pelo estudante no perfil do aluno na página da Pós-Graduação no ícone verde de renovação de matrícula em Vínculos com Cursos. Já no caso da matrícula em disciplina, o processo se divide em três partes: solicitação de matrícula nas disciplinas de interesse pela página da Pós-Graduação pelo estudante, em 21 e 22 de julho; anuência do orientador, em 24 a 26 de julho; e confirmação da matrícula nas disciplinas pela secretaria do curso, até 2 de agosto”, detalha a diretora.
O primeiro passo deve ser realizado no botão Solicitar Matrícula na página da Pós-Graduação. “A renovação de matrícula e matrícula em disciplina são importantes para manter o vínculo com o curso e são responsabilidade do estudante, conforme previsto no Art. 40 do Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu. A não realização da matrícula implica na desistência ou abandono do curso, sendo possível o desligamento do estudante, conforme previsto no artigo 63 do Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu”, adverte a professora Caroline.
“Assim, caso o estudante perca o prazo para realizar a matrícula em disciplina ou renovação de matrícula, deverá procurar o mais breve possível a secretaria do curso para informar e regularizar sua situação. Em caso de dúvidas, o estudante deve procurar a secretaria do seu curso. Os e-mails e telefones estão disponíveis na aba Cursos do Portal da Pós-Graduação”, explica a diretora. Atualmente, estão matriculados nos cursos de mestrado e doutorado da UFMS, cerca de 2,8 mil estudantes.
Texto: Vanessa Amin
