Estudantes atletas de rendimento podem preencher questionário sobre desempenho esportivo

Para identificar os talentos do esporte entre os estudantes da UFMS, a Secretaria de Projetos e Eventos Esportivos (Sepes) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) está com questionário disponível direcionado aos estudantes atletas de rendimento da Universidade. Para participar da ação, denominada Caça-talentos do Esporte da UFMS, é preciso preencher o formulário disponível no site da Proece.

Com base no levantamento, a Sepes vai atualizar o cadastro dos estudantes atletas e promover melhorias nas condições de infraestrutura para o treinamento e até mesmo desenvolver  mais ações de atendimento e incentivo ao esporte de rendimento dentro da Universidade.

Segundo a secretária de Projetos e Eventos Esportivos da Proece, Ednéia Ribeiro, a iniciativa integra o Programa Esporte Universitário. “Essa ação faz parte do Programa, dentre tantas que já realizamos queremos encontrar esses atletas, identificarmos as suas modalidades”, explica. Com as informações ela acredita que será possível desenvolver mais ações , como “revisar o edital do Programa Bolsa Atleta e normas para representação esportiva da UFMS, pretendemos implantar essas normas”.

A intenção é que estudantes atletas de rendimento, de todos os cursos e câmpus participem da pesquisa, que não tem cunho científico, e cujo formulário ficará disponível até o dia 30 de março deste ano.  “Deixamos prazo longo para tentarmos identificar também os estudantes atletas calouros. O foco é dado nos atletas de rendimento porque nós estamos visando alto desempenho nas competições, como por exemplo os Jogos Universitários, entre outros grandes eventos esportivos que possam acontecer. Então nós estamos falando de atletas, aqueles que visam resultado, desempenho, que conquistam ouro, prata e bronze por isso a ênfase é no estudante atleta de rendimento”.

Incentivo

O estudante do 8º semestre do Curso de Odontologia Bruno Shimada, 22 anos, pratica atletismo e corrida de rua há dez. Ele participa do Programa Esporte Universitário desde 2018, e acredita que a iniciativa é importante para apoiar os estudantes atletas. “ O programa me dá suporte para eu continuar a treinar na corrida de rua aqui na UFMS. Além disso, auxilia os atletas para participação em competições fora do estado. O programa é muito importante porque promove saúde, não só aos acadêmicos, mas a todos os servidores da UFMS e isso contribui bastante para que o esporte seja difundido na Universidade”, diz.

Bruno Shimada tem competições importantes no currículo, entre as mais recentes estão as Corridas Internacionais Nikkei. “Em 2018 foi no Chile e conquistei ouro no 4×400, em 2020 no Brasil e conquistei ouro nas provas de 800, 1500 e 4×400”.

Para o estudante, a ação [Caça-talentos] incentiva os que já praticam modalidades com foco em competições. “Muito legal, porque possibilita que atletas de alto rendimento possam competir pela UFMS. Com certeza eu indicaria para atletas que se destacam, para entrar e poder desfrutar desse programa na faculdade porque só traz benefícios aos acadêmicos esportistas”, avalia Bruno Shimada.

Para mais informações sobre as ações na área de esportes basta clicar aqui.

Texto: Christiane Reis