Estudantes aprovados em programa de estágio do Governo de MS iniciam curso de capacitação

Estudantes convocados para o Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul iniciaram as atividades nesta semana. Os cursos de capacitação são ministrados por professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems). 

A capacitação iniciou na segunda-feira (3) e segue até o dia 8 de fevereiro. Os estudantes terão atividades das 7h30 às 11h45 e das 13h às 17h15. As atividades dos cursos são realizadas pelo projeto de extensão da UFMS que leva o mesmo nome do processo seletivo, coordenado pela professora da Faculdade de Educação Marta Beck. Ela explica que os selecionados atuarão nas secretarias do Governo do Estado. “O programa é inovador na medida em que o objetivo é capacitar estes jovens para atuar na esfera pública, ou seja, eles terão diversos cursos que possibilitam o conhecimento da gestão pública, para que possam atuar como estagiários nas secretarias a partir de 14 de fevereiro”, detalha a docente.

Todos os estudantes aprovados na primeira fase da seleção, correspondente à prova objetiva, devem participar da capacitação para iniciar o estágio. O processo seletivo conta com duas turmas: a primeira iniciou as atividades nesta semana e a segunda participa dos cursos no segundo semestre, do dia 1º de agosto a 6 de setembro. 

A coordenadora do projeto de extensão complementa que não são apenas os estudantes que recebem a capacitação. Os gestores estaduais das secretarias, que terão contato com os estagiários, também participam de cursos. “[O programa] também é inovador na medida em que capacita os gestores que receberão os alunos e contribui para reflexão sobre o trabalho destes servidores”, pontua.

A primeira turma da capacitação conta com 125 alunos. A professora Marta Beck afirma que o primeiro dia foi marcante, pois contou com a apresentação do grupo que atuará diretamente com os estudantes. “Estamos com uma expectativa boa em relação ao aproveitamento dos alunos. A turma se mostrou motivada e dedicada ao programa”, celebra. 

A estudante de pedagogia da UFMS Lenira Prado é uma das candidatas convocadas para a fase de capacitação. Os cursos acabaram de começar, mas a estudante demonstra empolgação com a possibilidade de estagiar no Governo de Mato Grosso do Sul. Para ela, o curso é importante por permitir que os estudantes conheçam o ambiente de trabalho e se familiarizem com o conteúdo que será colocado em prática. “É a primeira vez que vejo uma capacitação neste nível para um estágio. Estou muito ansiosa para aprender, acredito que todos estamos. O projeto foi e está sendo inovador. Estou amando tudo!”.

A capacitação será ministrada na plataforma de educação a distância (EaD) da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec). Para poder estagiar, o candidato deve cumprir pelo menos 75% de presença nas aulas e ter média mínima de 60% de aprovação nas avaliações. 

 

Processo seletivo

As vagas de estágio são para estudantes de Administração, Agronomia, Arquitetura, Audiovisual, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Estatística/Matemática, Fisioterapia, Geografia, História, Informática (cursos afins), Jornalismo, Letras, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Turismo e Veterinária.

Os futuros estagiários fazem parte das universidades do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS): UFMS, UEMS, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS),  Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Uniderp Anhanguera. Os estagiários terão jornada de 30 horas semanais e devem receber bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100 e seguro, além de auxílio-transporte no valor de R$200. A duração do estágio é de 12 meses e pode ser renovada por igual período.

Texto: Mylena Rocha