Estudante atleta da UFMS é campeão da Copa do Mundo por Equipes de taekwondo

O estudante do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação (Faed) e atleta de taekwondo, Luiz Felipe Aquino, foi campeão da Copa do Mundo por Equipes da modalidade. A competição Wuxi 2024 World Taekwondo World Cup Team Championships Final foi realizada na terça-feira, 10, na China.

Além do estudante da UFMS, a equipe brasileira foi composta por atletas de alto rendimento, como Maria Clara Pacheco e Henrique Marques que disputaram as Olimpíadas de Paris em 2024; Milena Titoneli, que competiu as Olimpíadas de Tóquio em 2020; e Edival Pontes, medalhista olímpico nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A equipe consagrou-se campeã após derrotar os times da Austrália, Coreia e os anfitriões chineses na final.

A diretora de Esporte e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Edineia Ribeiro, destacou a UFMS como referência no incentivo à prática esportiva e à participação dos estudantes atletas em competições. “Considerando que somos pioneira no edital de vagas para ingresso de jovens atletas, termos estudantes participando de uma Copa do Mundo na China é extremamente importante para o nosso Estado e nossa UFMS. O nosso papel é garantir a qualidade no ensino desses jovens atletas que levam o nome de sua instituição para além dos muros da Universidade. Essa oportunidade nos faz refletir que estamos avançando e, ainda, temos ações para serem implementadas na gestão esportiva da UFMS”, explicou.

“Ficamos imensamente felizes quando tomamos conhecimento de que o Luiz Aquino foi convocado para participar de um evento tão importante para o currículo esportivo dele. Ter um aluno da UFMS na Copa do Mundo de Taekwondo mostrou que o investimento no edital do Pró-Atleta valeu a pena. A Universidade recebeu talentos no esporte, sendo o Luiz uma potência que pode chegar nos Jogos Olímpicos”, acrescentou a diretora.

O atleta destacou a experiência de disputar um campeonato em alto nível na China. “Foi uma experiência incrível. Poder participar e estar junto de uma equipe olímpica, viver isso de perto, na minha carreira foi um dos campeonatos mais importantes que eu pude disputar e lutar contra adversários de alto nível, fico muito feliz em poder estar na China e ter essa oportunidade, e agora vou me preparar para a próxima”.

Luiz Aquino conquistou um novo um título em sua caminhada rumo às Olimpíadas de Los Angeles em 2028, o estudante atleta ingressou na Universidade por meio do Programa Pró-Atleta, processo seletivo para ingresso em cursos de graduação implementado em 2024 que beneficiou outros 14 estudantes. O Programa é destinado para candidatos com desempenho reconhecido em competições esportivas, promovidas por federações ou confederações esportivas.

Texto: Arthur Ayres, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica

Fotos: Arquivo do atleta