Esporte como política de assistência estudantil é tema de pesquisa reconhecida em evento nacional

Estudo desenvolvido pelo professor da Faculdade de Educação Junior Vagner Pereira e pelo mestre em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela UFMS Alex Caiçara de Albuquerque foi um dos cinco trabalhos que receberam a honraria de artigo científico premiado durante o 32º Encontro Nacional de Recreação e Lazer (Enarel). O evento foi realizado nos dias 19 a 22 de novembro, em Curitiba. Ambos são integrantes do Centro de Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Esporte e Lazer (Rede Cedes), laboratório da Universidade, vinculado ao Ministério do Esporte, especializado em estudos sobre políticas públicas de esporte, lazer e saúde.

A pesquisa, intitulada Política Nacional de Assistência Estudantil: implicações da discricionariedade na implementação de ações promotoras de atividades físicas de lazer, analisou as diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) em universidades federais de Mato Grosso do Sul. O artigo ainda será publicado na Revista Licere, já que, dentre os mais de cem artigos submetidos para o evento, apenas as pesquisas premiadas serão veiculadas no periódico.

O Pnaes é uma política que visa promover a permanência dos estudantes na Universidade, por meio de ações como moradia estudantil, alimentação, transporte, cultura, esporte, atenção à saúde, entre outras. Dessa forma, a pesquisa investigou quais universidades contemplavam o esporte enquanto atividade física de lazer em seus programas de assistência estudantil. “A gente defende que, além desse importante papel de formação acadêmica e profissional, a Universidade precisa se constituir em um espaço em que o estudante crie um sentimento de pertencimento. Ela precisa ser um espaço convidativo para o estudante estar ali nesse espaço também, na sua convivência com seus demais colegas e praticando a experiências de lazer e de atividade física”, explica o professor.

Pereira também compartilha a expectativa de poder apresentar os dados obtidos por meio da pesquisa para os gestores de cada instituição, incluindo a UFMS, para que mais ações sejam desenvolvidas para os estudantes. “A UFMS é uma das poucas universidades da região Centro-Oeste que tem uma política de esporte que abarca tanto as experiências de atividade física de lazer, por intermédio da Academia Escola, do projeto de Ginástica e de outros programas que atende pessoas com deficiência, mas também tem uma política voltada para o estudante atleta, que está em processo de formação acadêmica”, analisa.

Em 2025, a Rede Cedes foi destaque também no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e no concurso de artigos científicos na Comissão de Esporte da Câmara Federal.

Texto: Brunna Brondani, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica, sob supervisão de Heloísa Garcia