De forma inédita em Mato Grosso do Sul, a UFMS, por meio da Faculdade de Educação (Faed), oferta o curso de Especialização em Dança de Salão, voltado para ampliar os conhecimentos de diferentes profissionais em relação à prática e a teoria na área. As inscrições podem ser feitas até 23 de fevereiro nesta página. Ao todo, são oferecidas 44 vagas para ingresso no ano de 2026, distribuídas em ampla concorrência, ações afirmativas e vulnerabilidade socioeconômica.
“É a primeira vez que a especialização é realizada em nosso Estado, pois especializações em dança não são tão comuns, tivemos poucas. O objetivo é proporcionar às pessoas que gostam, estudam e trabalham com dança de salão um ambiente para explorar e ampliar os seus conhecimentos”, enfatiza o professor da Faed e coordenador da iniciativa, Marcelo Rosa.
O coordenador ainda destaca que a especialização vai muito além da técnica, oferecendo aos participantes várias experiências práticas e transformadoras. “Nós temos disciplinas ligadas aos elementos cênicos, coreográficos e metodológicos da abordagem pedagógica, de como se ensina a dança de salão. Na dança de salão queer, por exemplo, temos uma discussão de gênero muito forte e da sexualidade, buscando desconstruir os papéis rígidos de dama e cavalheiro e proporcionar novos horizontes. Em técnicas de dança de salão, vamos ter aulas de tango, forró, samba, lindy hop, west coast e forró roots. Teremos também uma discussão bem aprofundada sobre aspectos ligados à psicologia e à dança de salão, pois sabemos que, no mundo da ansiedade e da depressão, a dança de salão é uma excelente atividade para colaborar com a saúde mental e trabalhar a afetividade”, detalha Rosa.
Podem participar candidatos portadores de diploma de graduação ou de curso sequencial de formação, em qualquer área, devidamente registrado quando obtido no Brasil ou revalidado quando obtido no exterior. Também poderão participar do processo seletivo candidatos brasileiros ou estrangeiros com diplomas obtidos no exterior que estejam em processo de revalidação, sendo a efetiva revalidação condição necessária para a emissão do certificado de especialista.
O valor da inscrição é de R$ 60,00, com 18 mensalidades de R$ 255,00. Os candidatos com renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio, comprovado pelo Cadastro Único do Governo Federal, poderão solicitar a isenção da taxa de matrícula e a gratuidade das mensalidades.
As aulas terão início no dia 13 de março e serão ministradas de forma presencial, no Laboratório de Dança do curso de Educação Física, localizado no bloco 8, em frente ao portão 20 do Estádio Morenão, na UFMS de Campo Grande.
Mais informações podem ser obtidas no edital.
Texto: Lúcia Santos
