Equipes de competição precisam se cadastrar para receber apoio institucional

As equipes de competição que desejam receber apoio institucional da Universidade para as atividades em 2023 devem efetuar o cadastro no Sigproj o quanto antes. A ação de ensino é constituída por um grupo de estudantes sob a coordenação de um professor ou técnico da UFMS e tem como objetivo participar de competições de cunho acadêmico-científico, representando a Universidade.

“O cadastro da equipe permite aos estudantes um melhor desenvolvimento pessoal e profissional com formação de profissionais capacitados, desenvolvimento de atividades interdisciplinares, representar a Instituição em competições locais, nacionais e internacionais aumentando a visibilidade nacional e internacional da UFMS e do estudante, além do reconhecimento institucional, podendo a equipe de competição obter a concessão de apoio financeiro para realização das atividades previstas”, explica o pró-reitor de Graduação em exercício (Prograd) Anderson Viçoso de Araújo.

O cadastramento é realizado em fluxo contínuo até 1º de novembro deste ano. A aprovação do cadastro, pelo Conselho de Graduação, é publicada até dez dias depois do enquadramento pela Prograd.

Atualmente, há cinco equipes ligadas a cursos das faculdades de Computação e de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia.

As propostas das equipes precisam necessariamente estar vinculadas a, pelo menos, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais (ODS), acordados pela Organização das Nações Unidas. Antes da Prograd, a proposta passa pela análise da comissão setorial e do conselho da unidade a qual pertencem os estudantes e coordenadores.

A vigência pode ser de até 60 meses, sendo obrigatória a prestação de contas técnica e financeira, quando for o caso, anualmente conforme estabelecido pelo cronograma disponível no edital, onde podem ser conferidas outas informações sobre o processo.

De acordo com o pró-reitor em exercício, os interessados precisam atentar-se ao cronograma do edital, bem como ao fato de o professor solicitante não possuir qualquer pendência com a Prograd, como coordenador de projeto, e à obrigatoriedade de todos os participantes cadastrados pelo coordenador darem o aceite de participação pelo Sigproj.

Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos por meio de envio de e-mail para seppe.prograd@ufms.br

 

Texto: Vanessa Amin